01/06/2010 - Julio Brondani fala das novas tendências de marketing para empresários do varejo

Ele destacou a necessidade de adequação às necessidades dos consumidores que emergiram

O professor universitário, Julio Cezar Brondani, foi o palestrante do Café da Manhã do Varejo do mês de junho. O evento, promoção conjunta do Sindilojas e CDL Erechim, foi realizado no dia 1º, no Salão de Eventos da CDL, e contou com um bom público formado, basicamente, por empresários do varejo e profissionais da área de marketing, associados das duas entidades. O tema da palestra foi "Novas Tendências do Marketing: Retrato do novo consumidor brasileiro".
Atuando há mais de 32 anos como professor da área de marketing na Universidade, Brondani falou que conhecer o mercado, o cliente e saber identificar suas necessidades são recursos fundamentais para obter sucesso nas vendas. Segundo ele, os fundamentos dos 4 Ps do marketing - Produto, Preço, Promoção e Ponto-de-venda - continuam os mesmos, porém o que está mudando é o jeito de ver estes 4 Ps. Hoje, o grande desafio é saber lidar com a volatilidade do cliente, pois tem que se vender valor agregado ao produto e fazer com que os benefícios sejam percebidos. Conforme falou, hoje as pessoas compram benefícios e não produtos. E dentro destes benefícios estão os funcionais, os sociais e os experenciais.
O palestrante afirmou que é preciso reduzir a dúvida dislexa do cliente, ou seja, a dúvida que ele tem o tempo inteiro quando está fazendo uma compra, em virtude do grande volume de informações que ele tem à disposição e milhares de alternativas para fazer suas compras: locais, nacionais e internacionais.
Ao falar sobre o cenário recente do Brasil, Brondani destacou que temos mais empregos, mais acesso ao crédito, milhões de pessoas estão experimentando o que chamamos de delícia do consumo. Mais de 80 milhões de pessoas entraram na Classe C.
Conforme falou, em 2010 haverá um total de 2 trilhões e 200 milhões de reais ligados ao consumo. A média anual de consumo é de quase 13 mil reais por brasileiro. Em Erechim, segundo Brondani, teremos um consumo, em 2010, de 1 bilhão e 500 milhões de reais.
O professor Julio destacou alguns novos perfis e tendências do mercado atual: o novo mundo é da mulher; a nova vida a dois, mais casais sem filho; cresce o número de pessoas morando sozinhas; terceiro tempo, que são pessoas com mais de 50 pessoas que estão se aposentando e buscando outra atividade.
Ele apresentou também uma pesquisa, da Datafolha, que mostrou as 10 tendências do mercado consumidor emergente que são: consumo de inclusão, acesso e qualidade; capilaridade, aval e segmentação; redes, dicas e boca-a-boca; tecnologia, formação e informação; educação como investimento; juventude e geração C; identidade e autoestima; vaidade e beleza como inclusão; novos papéis e nova família.
Brondani citou exemplos do que grandes empresas estão fazendo para atingir os novos consumidores. Ele destacou o poder da classe D e informou que 37% dos brasileiros estão nesta classe e que dentro de pouco tempo irão migrar para a classe C. Segundo ele, os mercados estão buscando a adequação às necessidades do perfil dos consumidores que emergiram das classes D e E, e agora compõem a classe média, com poder aquisitivo de compras. Ao finalizar, Júlio afirmou que o encantamento do cliente está nas pessoas, ele quer atenção, devemos entrar em sintonia com o pensamento do nosso cliente.

01.06.10