01/12/2009 - Comandante do 13 BPM fala sobre segurança pública

O comandante do 13 BPM, Ten. Cel. Antônio Gilceu Souza, foi o palestrante do Café da Manhã do Varejo realizado ontem, 1º, no Salão de Eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim. Ele falou sobre: "Brigada Militar e você: juntos pela segurança". A promoção conjunta da CDL e Sindilojas Erechim contou com bom número de associados das duas entidades, autoridades e imprensa. A abertura do evento foi feita pelo presidente da CDL, Henrique Cervi, que deu as boas-vindas aos participantes e anunciou duas promoções da FCDL que vão movimentar os primeiros meses do ano: uma será o Verão Premiado 2010, que inicia no dia 5 de janeiro e se desenvolve até o dia 10 de março; e, a outra, a grande liquidação Likida Tchê, que envolverá todo o estado contando com a participação de mais de 300 CDL's do RS, e se desenvolverá no período de 5 a 21 de fevereiro de 2010. "Desde já, conclamo todos os lojistas a participarem destas campanhas", conclamou Henrique Cervi.
Em seguida, o presidente do Sindilojas Erechim, Francisco José Franceschi, também deu as boas-vindas e fez um alerta para que associados e empresários do comércio de Erechim não façam nenhuma alteração salarial referente ao mês de novembro, nem retenham dos seus funcionários valores referentes à Contribuição Assistencial, ou qualquer outra, em favor do Sindicato Profissional. Segundo ele, isto se justifica porque as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho, com data base em 1º de novembro de 2009, com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Erechim, até o presente momento, não tiveram êxito.
Antes da palestra, foi passada a palavra ao diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFET - Campus Erechim, Élcio Paim, que falou um pouco sobre esta nova instituição de ensino técnico e profissionalizante, e anunciou a abertura do Processo Seletivo do Curso Técnico em Vendas, um curso gratuito com a duração de um ano, mais estágio. Segundo ele, serão 32 vagas para o turno da tarde e 32 vagas para o turno da noite.
Ao iniciar a sua manifestação, o comandante do 13 BPM, Ten. Cel. Antônio Gilceu Souza, afirmou que segurança pública não é só da competência da polícia e Brigada Militar, mas, sim, um ato da civilização democrática e todos devem participara e ajudar. Foram apresentadas mensagens de uma campanha de dicas de segurança que serão transmitidas pela mídia, com apoio da RBS TV. Anunciou o início da Operação Papai Noel, mostrou a manobra operacional do policiamento de Erechim e revelou que, nesta época de final de ano, as ocorrências aumentam em função do aumento do fluxo de pessoas. Conforme informou, as maiores incidências são de ocorrências contra o patrimônio e roubo de veículos, especialmente, motocicletas.
O Ten. Cel. Antônio Gilceu Souza argumentou que Erechim possui cinco zonas comerciais, onde se encontram os principais núcleos comerciais - a Central, Três Vendas, Bela Vista/Fátima, São Cristóvão e Atlântico. Apresentou um comparativo de 2008 e 2009 de casos de furto e roubo em estabelecimentos comerciais de Erechim revelando que houve redução no número. O total de furtos em 2008 foi de 96 e em 2009, 72. No caso de roubo, em 2008 foram 82 e 2009 foram 77. Estes dados são referentes a janeiro a novembro. Se for levado em conta somente o mês de novembro, em 2008 foram 8 furtos e 6 roubos e em 2009 foram 18 furtos e 1 roubo.
Entre as providências a serem tomadas para garantir mais segurança entre dezembro e janeiro do próximo ano, de acordo com o palestrante, estão as disposições das câmeras de videomonitoramento, ampliação do número; zoneamento das áreas comerciais de Erechim para fins de planejamento; comparativo das imagens das câmeras de vídeo do comércio local e da Brigada Militar. Um limitador existente hoje, segundo ele, de visibilidade no monitoramento são as árvores que bloqueiam as imagens das câmeras das ruas. O Ten. Cel. Antônio Gilceu Souza deu uma dica aos presentes: que cada comunidade conheça os seus infratores, pois 75% a 80% dos infratores ficam em torno dos mesmos delitos. Segundo ele, a Brigada Militar têm fotos e podem ser consultadas. Ele finalizou dizendo que a criminalidade só se resolve com política de recursos humanos, infraestrutura adequada e policiais bem formados e bem pagos.