29/10/2009 - Homenagem ao Dia do Comerciário de Erechim e Região

O Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas Erechim - e o Sistema Fecomércio/RS parabenizam todos os trabalhadores do comércio neste 30 de outubro pelo Dia do Comerciário. Segundo a definição, comércio é a troca, compra e venda de produtos e o comerciário é aquele que movimenta e marca o ritmo dessas transações essenciais para o cotidiano. É por meio do esforço e eficiência desses profissionais que o país se desenvolve e, por isso, a data merece ser lembrada e comemorada.
Segundo o presidente do Sindilojas e vice-presidente Regional da Fecomércio/RS, o sindicato e a federação reconhecem que o comerciário é o diferencial de qualquer empresa e, por esse motivo, busca com suas ações incentivar o crescimento do comércio de bens e serviços.
Por que dia 30 de outubro?
A data foi instituída no Brasil em 1932, quando cerca de 5 mil caixeiros (como eram chamados os comerciários na época) e outros trabalhadores se uniram em uma passeata para denunciar os abusos a que eram submetidos. Eles caminharam até o Palácio do Catete, onde foram recebidos por Getúlio Vargas que, naquele mesmo dia, assinou o Decreto Lei nº 4.042/32, determinando a redução da jornada de trabalho de 12 para 8 horas - a primeira lei em benefício do comerciário. No dia 30 de outubro, a medida foi publicada no Diário Oficial da União, consagrando a data como Dia do Comerciário em todo o Brasil.