19/10/2009 - Sindilojas comemora 49 anos com homenagem a dois fundadores e integrantes da primeira diretoria

Homenagem da Fecomércio RS foi recebida pelos presidentes Francisco José Franceschi e Ricardo Meneguzzo

O Sindicato do Comércio Varejista de Erechim comemorou, na sexta-feira, 16, o seu 49º aniversário, transcorrido no último dia 14, em um jantar no Clube do Comércio, que contou com a presença de mais de 200 pessoas entre autoridades, associados, representantes de entidades empresariais e de classe, diretores regionais e lideranças empresariais dos 25 municípios da área de abrangência do Sindicato, imprensa e convidados. Representou o presidente da Fecomércio/RS, Flávio Sabbadini, o vice-presidente Regional Norte, Leonides Freddy, que também é presidente do Sindilojas de Santa Rosa. Foram alvo de homenagens dois fundadores do Sindilojas Erechim e integrantes da primeira diretoria eleita em 1960, Aldino Toniazzo e Vitório Mosele.
A comemoração iniciou com um breve relato da história do Sindicato, onde foram lembrados os fundadores e os integrantes da primeira diretoria. A categoria hoje é composta por mais de 4.900 estabelecimentos comerciais em toda a sua base territorial, sendo associadas ativas 1.670 empresas.
Em seu pronunciamento, o presidente do Sindilojas Erechim, Francisco José Franceschi, destacou que o Sindicato só estava comemorando 49 anos porque teve, ao longo de sua história, pessoas que o conduziram até os dias atuais. Lembrou que nesta trajetória de quase cinco décadas passou por altos e baixos, mas se manteve firme na sua missão institucional de promover e desenvolver o comércio regional, interagindo com os agentes facilitadores, em harmonia com a sociedade e o meio ambiente, na busca da modernidade e excelência do setor. Enalteceu que o Sindicato iniciou com sua base territorial restrita a Erechim e, atualmente, alcança 25 municípios. "Longe de formalidades, esta é uma noite de homenagens a quem de fato construiu a história deste Sindicato", sentenciou Franceschi.
Receberam a homenagem os fundadores e membros da primeira diretoria Aldino Toniazzo e Vitório Mosele, representado por seu filho Luiz Mosele. Na placa entregue aos homenageados estavam os seguintes dizeres: "O Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas Erechim - agradece e reconhece a dedicação e o bom trabalho realizado pelo sócio-fundador e integrante da primeira diretoria pela representatividade e defesa dos interesses do Setor Terciário, o homenageando na celebração dos 49 anos da Entidade. Erechim, 14 de outubro de 2009. Francisco José Franceschi, Presidente."
O Sindilojas Erechim também foi homenageado pela Fecomércio/RS, recebendo uma placa das mãos do vice-presidente regional, Leonides Freddy, pela passagem de seu aniversário. Foram convidados a receber a distinção o atual presidente Francisco José Franceschi e o presidente do período de 1982 a 1983, Ricardo Meneguzzo. Em sua manifestação, Freddy falou que estava trazendo o abraço do presidente da Fecomércio, Flávio Sabbadini, e de todo o Sistema Fecomércio do Estado do RS.