15/09/2009 - Secretário de Desenvolvimento Econômico falou no Café da Manhã do Varejo da CDL e Sindilojas

Walmir Badalotti durante a palestra

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Walmir Badalotti, foi o palestrante do Café da Manhã do Varejo promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim - CDL - e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas -. O evento foi realizado na manhã de ontem, 15, no Salão de Eventos da CDL e contou com a presença da vice-prefeita Ana Lúcia de Oliveira. A abertura do evento foi feita pelos presidentes da CDL, Henrique Cervi, e Sindilojas, Francisco José Franceschi, que explicaram que a promoção conjunta tem como objetivo reunir associados e lojistas do comércio varejista para troca de informações e ampliação da rede social de relacionamentos, estreitando as relações e a convivência entre todos os presentes. Visa, ainda, trazer à pauta assuntos relevantes de interesse de todos, especialmente para a classe de empresários do setor do comércio, seja de gestão, da área tributária ou informações gerais.
Tendo como tema da palestra "Erechim vai crescer. E você o que vai fazer?", o secretário Walmir Badalotti apresentou as ações públicas que estão em desenvolvimento e as que deverão ser implementadas no município com vistas ao desenvolvimento econômico. Passou pelo Planejamento Estratégico, os planos de governo e as ações voltadas especialmente para as micro e pequenas empresas.
Anunciou os grandes investimentos e os projetos que estão sendo feitos na área de desenvolvimento do capital humano e com a instalação de dois novos Distritos Industriais nas regiões Oeste e Norte da cidade, onde serão adquiridas áreas que somadas totalizam mais de 1,5 milhão de metros quadrados para a instalação de empresas que hoje estão aguardando para darem início aos seus projetos. Segundo ele, são 54 empresas que vão totalizar 500 mil metros quadrados de área construída. Falou sobre a criação do Balcão do Empreendedor; a instalação, para breve, do Escritório Regional da Junta Comercial; a elaboração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa de Erechim, que proporcionará uma série de vantagens como acesso ao crédito, à tecnologia e a compras públicas; o Fundo Municipal de Inovação Tecnológica; Programa de Subsídio ao Crédito; Incentivo ao Associativismo, que resultou já na criação da Associação das Indústrias Coureiro Calçadistas da Região Alto Uruguai e, em vias de ser criada, a Associação das Pequenas, Micro e Médias Empresas do Norte do RS. Também anunciou projetos de feiras setoriais, como a que deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem: a Feira da Construção e do Mobiliário.
ERECHIM VAI DAR UM SALTO A CURTO E MÉDIO PRAZO
Dentro dos grandes investimentos que resultarão em grande impulso para a transformação de Erechim, Walmir Badalotti citou a vinda da Universidade Federal, cuja assinatura de criação pelo presidente Lula foi ontem, 15. Conforme falou, serão investidos R$ 15 milhões no ano que vem com a construção do Campus que será em uma área de 100 há adquirida pelo município. Informou que em três anos serão 1.200 estudantes e já neste ano haverá contratação de 50 a 60 profissionais da área da educação e administrativos. "Isto vai fazer girar R$ 500 mil em salários por mês na economia local", destacou. O secretário falou ainda do IFET, onde já foram investidos R$ 3 milhões e serão mais R$ 2 milhões no ano que vem; na Escola nova do Senai, mais de R$ 5 milhões de investimento. Destacou a contemplação do município com um Pronto Atendimento, um mini hospital, onde será investido mais R$ 1,3 milhão. Anunciou mais um investimento com o novo presídio. Na iniciativa privada destacou o investimento de R$ 30 milhões na indústria de biodiesel e de R$ 41 milhões com a vinda da Bom Gosto.
Para finalizar, ensinou que uma empresa deve ser constantemente revitalizada, ser criativa, agilizar e atualizar suas formas de gestão, suas dinâmicas, sair da zona de conforto. "Nós empresários é que precisamos buscar formas de permanecer no mercado", destacou. Segundo ele, o empreendedor nem sempre é empresário, pois para ser empreendedor tem que ter ideias, assumir riscos e precisa saber ser empresário, com gestão vencedora e visão corporativa. Para isso, segundo ele, é necessário capacitação. O empresário precisa estar aberto a mudanças. Afirmou que comunicação é imprescindível nas empresas, além de comprometimento e saber aproveitar as oportunidades. Walmir Badalotti encerrou afirmando que o Governo Municipal quer ser parceiro das ações que levem ao desenvolvimento de Erechim e Região.

Walmir Badalotti durante a palestra