28/03/2011 - Dado Schneider afirma que o tempo dos profissionais amadores chegou ao fim

Doutor em Comunicação e consultor empresarial palestrou em evento
promovido pelo Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho e Senac Erechim

O Doutor em Comunicação Social e consultor Dado Schneider foi o palestrante da 1ª palestra empresarial promovida em conjunto pelo Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho e o Senac Erechim. O evento foi realizado no dia 24, no Centro Cultural 25 de Julho, e teve com foco empresários do comércio varejista de bens e serviços, estudantes do Senac Erechim e público em geral. Os temas da palestra foram A Era do Ficar e Competição Desenfreada.
Na primeira abordagem, o palestrante destacou que antes namorávamos e casávamos com pessoas, marcas, produtos e empresas; hoje, apenas ficamos, pois há excesso de oferta, excesso de opções e excesso de estímulos. Na segunda, Competição Desenfreada, o palestrante enalteceu que quanto mais opções em cada categoria de produto/serviço, maior a competitividade. O consultor empresarial disse que estamos vivendo uma era única de mudanças. Não conseguimos mais dar conta de tantas mudanças: ficou impossível de acompanhá-las, afirmou.
Um dos tópicos que mais chamou a atenção foi quando o consultor Dado Shneider afirmou categórico que o tempo dos amadores chegou ao fim. Chegou a hora dos profissionais, sentenciou. Segundo ele, estamos vivendo um momento de nova economia, nova realidade, novas empresas, novo profissional e novos hábitos. O Século XXI está sendo marcado por mais pressão, mais stress, metas maiores. Há uma competição desenfreada Estamos vivenciando uma era única, de mudanças. Não conseguimos mais dar conta de tantas mudanças: ficou impossível de acompanhá-las, reforçou e continuou dizendo que hoje há um grande paradoxo: nunca uma geração mais jovem ensinou e nunca velhos puderam trabalhar até morrer. Segundo ele, essa nova era embaralha as idades, colocando todos em situação de igualdade e não importa de que época você vem, é preciso viver nessa.
O palestrante lembrou que no século XX o vendedor mandava na transação. Hoje, é o vendedor que gira em torno do comprador, que sabe mais sobre o que quer comprar do que o próprio vendedor. Segundo ele, os públicos não vivem de forma isolada na sociedade. Na verdade, os públicos falam muito entre si e se influenciam. Vivemos em rede: a opinião pública não é mais a mesma, falou. Conforme relatou, o cérebro humano está cheio de informações e a sua seleção será pelas suas prioridades, seus interesses. Para Dado Schneider, vender não é (mais) uma arte. É uma técnica, que requer atualização, sempre, muita dedicação e estudo.
Já para manter o cliente é necessário atenção e disponibilidade, informação e sensibilidade. Segundo o consultor, somos todos orientadores de compra, temos de fazer de tudo para o cliente comprar. Para Dado Schneider, atender é gostar de servir, é gostar de gente, pois o cliente sempre volta quando está satisfeito. Conforme falou, currículo é bom se souber o que fazer com ele. Hoje, para se ter sucesso, é preciso acordar mais cedo, dormir mais tarde e trabalhar mais que a média.
Ao finalizar, Dado Shneider apresentou os dez mandamentos para ser um profissional, de qualquer área, do século XXI:
1) Acordarás mais cedo que a média, atrás de informação.
2) Lerás muito mais do que a média - sempre te reciclando.
3) Procurarás conhecer os clientes mais do que a média.
4) Conhecerás a concorrência a fundo, no detalhe.
5) Observarás e respeitarás as tendências (sem preconceitos).
6) Refletirás e aprenderás com os erros (teus e dos outros)
7) Orientarás, informarás e motivarás tua equipe, sempre.
8) Trabalharás (sempre) muito mais do que a média...
9) Gostarás cada vez mais do que estás fazendo hoje.
10) Buscarás a felicidade o trabalho de forma ética.

28.03.11