17/03/2011 - Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho realiza sua primeira reunião de diretoria

Encontro definiu as estratégias para o ano de 2011

O Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho realizou, na última segunda-feira, 14, sua primeira reunião de diretoria do ano de 2011. Coordenado pelo presidente, Francisco José Franceschi, o encontro teve como pauta diversos assuntos, entre eles solicitar autorização para propor Convenção Coletiva para abertura do comércio no sábado à tarde do dia 23 de abril; a liminar do ICMS, que foi suspensa; substituição tributária; o reinício das atividades das Câmara Setoriais; alteração da denominação do Sindicato e alteração estatutária.
A proposta da realização de convenção coletiva para expandir o horário do comércio até as 17hs, no dia 23 de abril de 2011, em virtude da véspera de Páscoa, foi aprovada por unanimidade. Francisco José Franceschi informou que, devido à cassação da liminar que suspendia o pagamento antecipado do ICMS na fronteira do Estado, a Secretaria da Fazenda Estadual, está comunicando os Escritórios de Contabilidade para que os empresários façam a denuncia espontânea dos valores não recolhidos. Segundo o presidente, o Sindilojas, em conjunto com a Fecomércio/RS, vem trabalhando junto ao Governo do Estado para que seja cumprida a promessa de campanha, e apresentou o Projeto de Lei 40/2011, que versa sobre o assunto. Sobre a substituição tributária, Franceschi informou que também foi apresentada proposta ao Governo do Estado para que as empresas tenham redução do custo, em especial da MVA - Margem De Valor Agregado -, especialmente as micro e pequenas empresas.

REINÍCIO DAS ATIVIDADES DAS CÂMARAS SETORIAIS
As Câmara Setoriais do Sindilojas, que começaram a funcionar no ano passado, já estão reiniciando as suas atividades. Elas atuam com o objetivo de fortalecer os empresários e auxiliá-los na busca de soluções para problemas comuns das empresas.
O presidente Franceschi recebeu autorização para convocação de Assembleia Geral, a fim de encaminhar ao Ministério do Trabalho solicitação de alteração da denominação da Entidade, passando de Sindicato do Comércio Varejista de Erechim para Sindicato do Comércio Varejista do Alto Uruguai Gaúcho.
Na sequência, foi aprovado o projeto de gestão empresarial, que consiste em oferecer aos empresários soluções em gestão empresarial. O projeto prevê a oferta de equipamentos de informática, software de gestão, sistemas de comércio eletrônico, suporte técnico para equipamentos, comércio eletrônico, software e treinamentos. O Sindilojas, através das empresas parceiras, oferece o conjunto dos produtos, com suporte técnico, e com custos reduzidos devido à vantagem da demanda do mercado. Todos os sistemas são homologados perante os órgãos competentes e atendem as necessidades das empresas. Franceschi ainda apresentou a proposta recebida da Fecomércio/RS para a interiorização da Entidade, e também a aplicação do projeto Papeando Gestão. O Sindilojas participaria com a estrutura necessária e buscaria parcerias para a realização do evento. Está sendo definida a data para a realização do encontro.
Devido à aprovação da lei de incentivo às micro e pequenas empresas, por todos os municípios da AMAU - Associação dos Municípios do Alto Uruguai -, constatou-se a necessidade de capacitar os empresários a participarem das licitações públicas. Por este motivo, a diretoria do Sindilojas aprovou a realização de um curso específico para empresários para repassar orientações, legislação e, principalmente, capacitar para concorrer em licitações, devido à vantagem competitiva que as leis aprovadas em todos os municípios da região oferecem.
Antes de finalizar, o presidente Franceschi apresentou a programação prévia para 2011, onde constam todos os projetos sistêmicos, projetos locais do Sindilojas, projetos estratégicos da Fecomércio/RS de 2011 a 2020 e o cronograma prévio de eventos mensais até dezembro de 2011. Participara da reunião de diretoria, além do presidente, os diretores Ademir Fávero, Ilza Luiza Farina, Claudino Pomagerski, Henrique Luiz Cervi, Jacir Ampessan, Vlademir José Mafini, Lindanir F Canelo, Mário A Zanardo, Tadeu Mottin, Mariza Pagnoncelli, Cleusa Cecília Visioli Sotoriva, Giovani Oldra e Valdecir D Ril.

17.03.11