03/06/2009 - Sindilojas convida empresas do comércio a aderirem ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade

O Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas - está convidando seus associados a aderirem ao Sistema de Avaliação 2009 do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP -. Estão disponíveis 10 vagas, sendo que o Sindicato vai subsidiar 50% do valor do investimento. Segundo o presidente do Sindilojas, Francisco José Franceschi, o objetivo do Sindicato com o Programa de Qualidade do Comércio é mobilizar as organizações do setor lojista e seus colaboradores para um modelo de gestão pela melhoria contínua, qualidade e maior desempenho, através da implantação do Sistema de Avaliação - 8 Critérios de Excelência, adotado pelo PGQP, em continuidade às atividades desenvolvidas nos anos de 2007 e 2008. Conforme explica, o Sistema de Avaliação é uma ferramenta que avalia o modelo de gestão das organizações de qualquer porte, possibilitando um diagnóstico completo e a elaboração de planos de melhorias. Os oito critérios são: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
Franceschi também afirma que este projeto está inserido no que o setorial propôs dentro do Planejamento Estratégico de Erechim para o fortalecimento do comércio. Ele diz que o objetivo é qualificar cada vez mais as empresa, destacando a importância desta qualificação ser realizada em Erechim, dentro das próprias lojas. O presidente do Sindilojas explica que os benefícios para as organizações são muitos. Entre eles estão a implantação de um modelo de gestão adotado pela maioria das empresas do mundo, com objetivo de fazer melhor, valorizando as experiências e características específicas de cada organização, considerando que: não há uma única estrutura organizacional certa e igual à todas as empresas; não há uma única maneira certa de gerenciar pessoas para todas as empresas; e não há uma única metodologia certa para gerenciar as empresas.

Como serão desenvolvidas as atividades

Inicialmente, serão feitas visitas às organizações integrantes do projeto para orientação quanto à adesão ao PGQP e inscrição da organização no Sistema de Avaliação 2009. Será realizado treinamento de avaliadores internos nos critérios de excelência para os membros - gerentes, funcionários, empresários - das organizações. Após o treinamento, será a vez de entrar em cena uma assessoria do PGQP, juntamente com uma equipe definida pela empresa, que fará a auto-avaliação, segundo os 8 Critérios, composta pela identificação, descrição e pontuação das práticas de gestão adotadas. Serão analisados os pontos fortes, pontos fracos e será elaborado o diagnóstico do modelo de gestão.
Com o resultado da auto-avaliação e traçado o diagnóstico do modelo de gestão, as equipes elaborarão o Plano de Melhorias, relacionando as principais ações a serem desenvolvidas para o aperfeiçoamento do modelo de gestão, também com a assessoria do PGQP Norte. As organizações que atingirem 100 pontos no Sistema de Avaliação serão reconhecidas pelo PGQP com um Diploma entregue no evento que acontece em novembro - Encontro Regional da Qualidade, em Erechim.
Franceschi ressalta que a oportunidade de capacitação do empresariado local está sendo gradativa a todos os associados do Sindilojas, tendo sido desenvolvido em 2007 e 2008 para associados do Sindicato e da CDL, sendo que quem tiver interesse deverá fazer sua reserva junto ao Sindicato para a próxima turma que inicia neste mês de junho.
Organizações Participantes em 2007 e 2008
2007 - Bigolin Materiais de Construção Filial e Matriz, Lorenci Modas Concórdia e Erechim, Marcolin Magazine, Moda Mulher, Ourivesaria Cruzeiro do Sul, Sebben Móveis , Signor Materiais de Construção, Tempo Todo Móveis, Unetral Chapecó e Erechim e V. Marcolin.
2008 - Bigolin Materiais de Construção Matriz, Marcolin Magazine, Mepel - Máquinas e Equipamentos Ltda, Ourivesaria Cruzeiro do Sul e Unetral Erechim.