Nova pagina 1
Nova pagina 1
  
  25/06/2009 - Presidente do Sindilojas participa do XXV Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
 


O presidente do Sindilojas Erechim, Francisco José Franceschi, participou do XXV Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo realizado no Hotel Sofitel, Rio de Janeiro, de 20 a 22 de maio. O Congresso, que contou com a participação de 800 pessoas dentre políticos, dirigentes sindicais e empresários de todo o país, foi uma realização do Sindilojas do Rio de Janeiro, e teve como tema "Representatividade se conquista", evidenciando que o principal objetivo dos sindicatos, sejam patronais ou de empregados, é o de representar a sua categoria, mas, para isso, é preciso atender às necessidades e mesmo as expectativas dos representados. O evento teve como objetivo atualizar informações dos dirigentes sindicais do comércio, visando a melhor qualidade de atendimento às empresas associadas.
A abertura do evento contou com o pronunciamento do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Flávio Sabbadini. Representando o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC -, Antônio Oliveira Santos, Sabbadini lembrou a consolidação da estrutura sindical trabalhista pelo ex-presidente da República Getúlio Vargas. "Com os direitos trabalhistas surgiu um novo paradigma brasileiro, mas foi apenas com a instituição dos deveres dos cidadãos que a representatividade tomou a frente nas instituições e na vida em sociedade", lembrou. Com o público voltado em sua totalidade para sindicalistas, Sabbadini reforçou a importância de os dirigentes disseminarem o trabalho conjunto e as ações estratégicas com foco na sociedade e em seus representados. "Temos o dever do envolvimento e do discernimento em relação às regras que nos são impostas no dia a dia. O sindicalista impõe os limites e propõe soluções coletivas, a fim de agregar ações de fortalecimento a sua representatividade", mencionou Sabbadini, que também é vice-presidente da CNC.
Além do vice-presidente administrativo da CNC, compuseram a mesa de abertura do evento o presidente do Conselho Nacional do Sebrae e vice-presidente da CNC, senador Adelmir Santana, o presidente do Sindilojas-Rio, Aldo Gonçalves, o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Lins, que representou o governador Sérgio Cabral, entre outros. No encontro, que foram debatidos temas como Responsabilidade Social no Âmbito Sindical, Novos Caminhos para o Sindicalismo Patronal, Reformas Trabalhista e Sindical e Dano Moral nas Relações Trabalhistas, dentre outros.
Para o presidente do Sindilojas Erechim, Francisco José Franceschi, o encontro foi uma oportunidade de troca de experiências e informações entre as entidades, já que os assuntos discutidos trataram de questões atuais e de interesse comum a todos os Estados. "Não trabalhamos temas individuais, pelo contrário, todas as sugestões agregam e fortalecem o próprio sistema confederativo brasileiro e suas bases", define Franceschi. Além dos painéis, foram realizadas reuniões de grupos temáticos: avaliação do super Simples - guerra fiscal, shopping centers, cartões de crédito, preparação para a negociação coletiva e capacitação comercial para o comércio. Este último tema foi o que Franceschi participou, destacando que a falta de qualificação dos profissionais que atuam no comércio é um problema de todo o país e requer atenção, pois a base de um comércio forte é o bom atendimento. E isso só é possível com pessoas capacitadas.

Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho 2006 - Todos os direitos reservados