18/05/2009 - Regional Planalto da Fecomércio reúne Sindicatos em Erechim

Integrantes dos sindicatos filiados à Fecomércio-RS na região Planalto do Estado reuniram-se na última quarta-feira, dia 13, em Erechim, para o encontro trimestral que alinha as estratégias do Sistema e dá andamento aos projetos locais. A reunião foi realizada na sede do Sindilojas Erechim e foi conduzida pelo presidente do Sindicato e vice-presidente regional, Francisco José Franceschi.
O encontro abordou temas como o ICMS de fronteira, o Piso Salarial Regional, enviado pelo Governo do Estado à Assembleia com a sugestão de reajuste de 5,92% e a Lei Geral dos Municípios, que deve privilegiar pequenos empreendedores. Na questão da ampliação de diretorias foi apresentado um cronograma para a sua implementação que inicia em 30 de junho com o convite a empresários e encerra em 30 de julho com a adequação dos estatutos dos sindicatos observando mandato de quatro anos a partir de 2010, período de eleição em sincronia - período de 5/dez a 1/mar -, artigo que permite nomeação de diretores, nova composição da diretoria, aumento do número de diretores eleitos e criação de conselhos.
Também foram debatidos alguns projetos da Fecomércio-RS, como a agenda 2009 de fóruns estaduais de gestão e de reuniões regionais; o SEGS; a rede de relacionamentos; encontro de diretores regionais e delegados; e práticas de gestão sindical. Além disso, foi aberto um espaço para o Sirecom Erechim apresentar os detalhes finais do projeto para o 3º Congresso Gaúcho de Representantes Comerciais, que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, na cidade.
VENDAS NA REGIONAL
Ainda foi feita uma análise sobre o desempenho das vendas na região Planalto onde ficou constatado que o comércio varejista desta macrorregião Nordeste foi o que apresentou menor sensibilidade aos efeitos da crise internacional até o mês de fevereiro. Em 2008, a macrorregião apresentou o melhor desempenho: crescimento de 11,7%, sendo que os setores destaque foram veículos, motocicletas, partes e peças e materiais de construção. Na Regional Planalto, o desempenho do comércio varejista, no ano de 2008, foi negativo somente nos meses de outubro a novembro, encerrando o ano com saldo positivo de 5% em relação a 2007. Em 2009, o comércio varejista apresenta queda nos dois primeiros meses do ano: 6,2% em janeiro e 9,4% em fevereiro. Contudo o resultado acumulado nos últimos 12 meses ainda é positivo em 2%.
Participaram do encontro: André G. Sander da Fecomércio-RS, representantes dos Sindilojas de Erechim, Carazinho e Tapejara, Sincomércio de Passo Fundo, Sincabes de Passo Fundo, Sirecom Erechim, Senac Passo Fundo, Senac Erechim, Senac Carazinho, Sesc Erechim, diretores delegados e diretores regionais.