27/04/2009 - Inauguradas as novas instalações do Senac Erechim

O Sistema Fecomércio-RS inaugurou, na última sexta-feira, 24, as novas instalações do Senac em Erechim. A cerimônia reuniu cerca de 250 pessoas e contou com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis; do vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS, Moacyr Schukster; do presidente da Assembléia Legislativa do RS, deputado Ivar Pavan; do diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa; do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas - e vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS, Francisco José Franceschi; do presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais de Erechim - Sirecom - , Airton Floriani; do diretor do Senac Erechim, Hélio Bernardon; além de lideranças e representações de toda a região, presidentes de entidades de classe, vereadores, secretários municipais, parceiros do Sistema S, professores e alunos.
Durante os pronunciamentos a ênfase dos discursos foi para a questão da qualificação e profissionalização de milhares de jovens e adultos pelo Senac. O vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindilojas Erechim, Francisco José Franceschi, lembrou que o Senac Erechim iniciou suas primeiras atividades no município em 1950, com uma pequena escola de datilografia, tendo como responsável, na época, o Bel. Olímpio Zanin, e estava instalada em uma casa de propriedade da família Zordan, defronte a Praça Júlio de Castilhos. Segundo ele, anos depois, em 1996, foi instalado um posto de atendimento gerenciado pela unidade de Passo Fundo. E em m 2001, passou a ser uma unidade, atendendo 41 municípios do Norte gaúcho. Ressaltou que em agosto de 2003, foi criada a Escola de Educação Profissional do Senac, para melhor atender as demandas do III Seminário do comércio de Erechim. "Quando lançamos a idéia da Agência de desenvolvimento regional foram a Fecomércio e o Senac os parceiros de primeira hora", salientou.
. "Hoje, de roupa nova e equipamentos de última geração, o Senac Erechim coloca-se à disposição da comunidade com um corpo docente qualificado, uma equipe de apoio competente e motivada", sentenciou Franceschi. Ele também destacou que a unidade do Senac em Erechim esteve e está presente em todas as iniciativas que visem preparar e capacitar pessoas para inserção no mercado de trabalho. Lembrou que nos últimos três anos, num projeto de formação e qualificação de mão de obra para empregabilidade, da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi parceiro na capacitação de cerca de 3 mil jovens e adultos, garantindo emprego e renda a 80% dos formandos. Franceschi afirmou que "a parceria de nossa entidade com o Senac é simbiótica e sinérgica".
Ao finalizar, Franceschi propôs que o Senac contemple Erechim e Região com o seu recente Projeto de Construção de Itinerários Formativos, aliando o potencial à formação de mão de obra necessária e essencial para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico e social das comunidades. Franceschi estava se referindo ao projeto chamado Grupo Focal.
A NOVA UNIDADE
A nova unidade do Senac conta com 1,2 mil metros quadrados que comportam 14 diferentes ambientes pedagógicos, sendo oito salas de aula, quatro laboratórios de TI equipados com sistema WIFI, laboratório de massagem, sala multiuso, Espaço Teen e biblioteca. Localizada na rua Praça da Bandeira, 26, Centro de Erechim, a escola possui foco de atuação voltado para as áreas de Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação (TI), Comunicação Saúde e Idiomas. A programação de capacitações inclui pelo menos 37 cursos ofertados sistematicamente. "Com todo respaldo que temos da comunidade de Erechim, por todo trabalho de sucesso já executado nesta região, temos a certeza de que a nova unidade do Senac no município é um investimento com garantia de qualidade e bons resultados", destacou Schukster.
Há 12 anos atuando no município, o Senac Erechim ocupa uma posição fundamental no desenvolvimento de toda a região norte do Estado, principalmente no que se refere à disseminação da cultura empreendedora e ao fomento da qualificação profissional. Sua atuação pode ser dimensionada pelos números da instituição, que, somente em 2008, foi responsável pela qualificação de 2,7 mil gaúchos. O potencial da instituição é também comprovado pela sua forte participação junto aos 40 municípios que compõem sua área de abrangência de atendimento, onde, além de cursos, são ministradas periodicamente ações extensivas, como palestras, oficinas e workshops de cunho profissionalizante.