09/12/2008 - Sindilojas Erechim participa do Fórum Estadual de Gestão da Fecomércio-RS.

Francisco José Franceschi apresentou os resultados obtidos em um dos indicadores estratégicos

O presidente do Sindilojas Erechim, Francisco José Franceschi, participou do 17º Fórum Estadual de Gestão, promovido pela Fecomércio-RS, que teve como proposta analisar os resultados alcançados pelos indicadores estratégicos da entidade no ano de 2008, além de traçar novas metas e desafios para 2009. Um público de mais de 300 pessoas, entre diretores e vice-presidentes da Fecomércio-RS, presidentes e executivos de sindicatos, além de técnicos e gerentes de Sesc/RS e Senac-RS, acompanhou e opinou sobre as mudanças a serem propostas ao mapa estratégico da Federação.
Segundo Francisco José Franceschi, o diferencial desta edição do Fórum foi que os vice-presidentes regionais apresentaram, dentro dos objetivos estratégicos, os resultados obtidos nos 14 indicadores estratégicos. Para o presidente do Sindilojas Erechim coube a apresentação do objetivo "Inovar em Produtos e Serviços". Na sua explanação, Franceschi falou sobre os novos produtos e serviços lançados em 2008, num total de quatro, divididos em duas categorias: para os sindicatos - o SEGS (Sistema de Excelência em Gestão Sindical) Nível II - até 2007 havia somente o nível I -; e para as empresas do setor: o Comitê Setorial do PGQP do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o site deste Comitê e o guia impresso das Rotas e Roteiros do Turismo Gaúcho.
Franceschi informou que no ano de 2007, a adesão aos novos produtos foi de 56%. Já em 2008, quando a meta definida era uma adesão de 71%, o resultado até novembro apontou para uma adesão aos novos produtos de 59%. Com relação ao lançamento de novos produtos, Franceschi falou que em 2006 foram lançados seis novos produtos e em 2007, quatro. A meta para 2008 era lançar mais quatro e o resultado foi plenamente alcançado em novembro.
Com relação ao Sindilojas Erechim, Franceschi anunciou que o Sindicato aderiu ao SEGS Nível II e já realizou os treinamentos de sua equipe e aplicou as ferramentas para as melhorias. Um inovação, de acordo com o presidente, foi a contratação de um consultor externo para ajudar a sanear as dificuldades encontras pelo Sindicato. Segundo ele, o Sindilojas Erechim está classificados entre os melhores sindicatos do Estado do Rio Grande do Sul.
Conforme informou Franceschi, uma das novidades foi a inserção no mapa estratégico 2007-2020 de Fecomércio-RS de um item que coloca o setor do comércio como um dos entes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. Para a medição, serão usados os resultados do PIB (Produto Interno Bruto) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O trabalho da entidade já começará em 2009 com as novas metas e desafios definidos durante a realização do Fórum de Gestão.

09.12.08