Nova pagina 1
Nova pagina 1
  
 
   23/09/2008 - Inovação Tecnológica com sua legislação e benefícios ficais foi tema de palestra

   
 

 

   Presidente do Sindilojas fez a abertura do evento  

 Presidente do Sindilojas fez a abertura do evento

  O Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas -, a Fecomércio-RS, o Sindicato dos Contabilistas de Erechim e o Sirecom promoveram, na última segunda-feira, 22, um Café da Manhã com palestra e lançamento do livro Manual Prático Tributário. O evento, que também serviu para comemorar o Dia do Contador que transcorreu naquele dia, foi realizado na Padaria Paladar e contou com grande número de contadores, empresários, representantes de entidades e técnicos das áreas contábil e tributária. Os temas abordados durante a palestra foram sobre Inovação Tecnológica: Legislação; Direito Tributário; e Benefícios Fiscais: Direito Tributário; e os palestrantes foram os advogados Dr.Antônio Celso Nogueira Leiria e Dr.André Koller Di Francesco Longo, autores do Manual.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sindilojas, Francisco José Franceschi, que deu as boas-vindas a todos e falou sobre os objetivos do encontro. Antes da palestra, o presidente do Sirecom, Airton Floriani, falou sobre o Sindicato dos Representantes Comerciais, sua representatividade legal, seu avanço a partir da filiação à Fecomércio, desde 2001, e o desafio de estar participando, nos últimos três anos, do Sistema de Excelência em Gestão Sindical - SEGS -, incentivado pela Fecomércio.
O advogado Dr. André Koller Di Francesco Longo, parecerista e articulista, atuando no sul do país e em Brasília/DF, iniciou sua palestra falando sobre o Movimento Brasil Competitivo, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, voltada ao estímulo e ao fomento do desenvolvimento da sociedade, que congrega as funções do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade e do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade. Tem como objetivo principal viabilizar projetos que visam o aumento da competitividade das organizações e da qualidade de vida da população. Segundo ele, existem diversas formas de inovação e ferramentas de gestão à inovação, entre elas a gestão de processos, gestão de pessoas, ambiente propício e avaliação de resultados.
O Dr. André Longo é especialista em Ciências Penais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e também é especialista em Direito Tributário pela Universidade de Passo Fundo. Ele ainda falou sobre o lançamento do Manual Prático Tributário que entra na parte estratégica da empresa onde foi analisado o complexo sistema tributário e os instrumentos de que dispõe o ordenamento jurídico brasileiro para incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica. Como as empresas podem reduzir a carga fiscal, os riscos e vantagens dos empresários de fomentar seus negócios através da inovação tecnológica.
O Dr. Antônio Celso Nogueira Leiria abordou o conceito básico de inovação. Em termos gerais, a inovação empresarial é a inovação de novas idéias ou a aplicação original do conhecimento, criando vantagens competitivas para responder com sucesso comercial às demandas do mercado. Ela pode ser realizada pela empresa individualmente, ou em parceria com outras instituições. Também falou sobre os tipos de inovação: em produtos, em processos, tecnológica, organizacional, em marketing ou modelos de negócio, incremental e radical. Conforme relatou, a inovação e aumento da competitividade estão diretamente associados ao desempenho financeiro e ao sucesso da empresa. Na economia globalizada do século XXI, na qual a concorrência é mundial, a inovação é fator fundamental de competitividade, tão importante quanto a qualidade dos produtos e o atendimento aos clientes e muito mais importante que a redução de custos e preços. Leiria é ex-professor na graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Fundação Irmão Otão (PUC/ RS), comentarista político, articulista e escritor jurídico na área penal e administrativa.
Os participantes também foram alertados para a necessidade da inovação passar por registro junto ao INPI para ser garantida a patente. Os palestrantes falaram da necessidade de as empresas, governo, universidade se unirem e se voltarem para a inovação e criarem ambientes propícios para isso como incubadoras científicas, parques tecnológicos, pólos tecnológicos e tecnópolis. Outro ponto importante destacado foi a falta de bons projetos para serem financiados. Segundo os palestrantes, dinheiro disponível há, mas não existem projetos bem feitos. Para isso é necessário investir em profissionais inovadores. "O que realmente é inovador é aquilo que pode parecer uma loucura", destacou Leiria.
 
   
 

 

 
  Presidente do Sindilojas fez a abertura do evento   

Presidente do Sindilojas fez a abertura do evento 

 
 

Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho 2006 - Todos os direitos reservados