02/06/2008 - Sindilojas recebe consultor do Sistema de Excelência em Gestão Sindical

O Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas - recebeu, no dia 20 de maio, a visita do consultor Paulo Rehfeld, que esteve em Erechim para realizar uma consultoria ao Sindicato dentro do Sistema de Excelência em Gestão Sindical - SEGS -. O Sindicato está participando no nível II, sendo que nesta etapa o programa é bem mais complexo, ou seja, a Entidade passa não somente a se preocupar se faz determinada ação, mas se faz bem feita, se tem pró-atividade, se tem visibilidade e se está preparada para atender as necessidades dos seus associados.
O SEGS tem como um de seus objetivos capacitar os empresários líderes sindicais e executivos das entidades, em práticas gerenciais de reconhecida excelência, tornando o aprendizado organizacional um processo de crescimento individual e coletivo contínuo. Tem como referenciais o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), e também os padrões do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), mas com um importante diferencial: a metodologia e aplicação visam atender a realidade dos sindicatos. Os fundamentos da excelência estão centrados na visão sistêmica, aprendizado organizacional, agilidade, inovação, liderança e constância de propósitos, visão de futuro, foco no cliente e na sociedade, responsabilidade social, gestão baseada em fatos, valorização das pessoas, abordagem de processos e orientação para resultados. O Sistema de Excelência em Gestão Sindical foi criado com o objetivo de proporcionar aos sindicatos a qualificação de suas técnicas de gerenciamento. Visa a diagnosticar as perspectivas estratégicas, construir planos de melhoria, destacar indicadores gerenciais e realizar comparações de práticas de administração a partir de um referencial comum.
De acordo com o consultor Paulo Rehfeld, são poucos os sindicatos no Rio Grande do Sul que estão no nível II. O Sindilojas é um destes poucos. Sua missão em Erechim foi auxiliar na implementação desta nova fase. "Estou aqui como um caça defeitos", destacou. O secretário executivo do Sindilojas, Wilson Rigon, participou das capacitações para a implementação do sistema no Sindilojas. O SEGS nasceu no RS e agora está sendo expandido para todo o país. O SEGS visa o amadurecimento das gestões operacionais e estratégicas dos sindicatos para que eles alcancem um patamar de excelência em gestão, possam exercer representatividade plena e mantenham a qualidade em seus produtos e serviços oferecidos. Não como um diferencial, mas como um requisito básico em suas rotinas e atividades.