02/06/2008 - Sindilojas reúne diretores regionais para discutir o Simples gaúcho, a substituição tributária e a Convenção

O Sindilojas Erechim reuniu, no último dia 27, diretoria e diretores regionais do Sindicato para tratar de assuntos diversos entre eles o Plano de Ação 2008, o Núcleo Cooperativa de Crédito, a Convenção Coletiva de Trabalho x Piso Salarial, o Simples Gaúcho, a Substituição Tributária, a Redução da Jornada de Trabalho x Convenção 158, além de assuntos gerais. A reunião foi comandada pelo presidente do Sindilojas e vice-presidente do Sistema Fecomércio, Francisco José Franceschi.
O primeiro momento do encontro serviu para o novo diretor do Senac Erechim, Hélio Bernardon, fazer uma explanação sobre os novos projetos da entidade para toda a região. De acordo com o diretor, que assumiu o cargo há apenas três meses, está sendo estruturado um novo Senac para toda a região, com uma nova proposta de capacitação que irá ao encontro dos interesses dos empresários da área do comércio. Conforme explicou, uma constatação é que há uma carência muito grande, em toda a região, de falta de mão-de-obra qualificada. "Por isso, estamos estruturando um grande plano para formação de pessoal", comentou. Bernardon também anunciou que, em breve, o Senac Erechim deverá estar em nova sede, com amplas salas e melhores acomodações.
Seguindo a pauta, Franceschi falou sobre o Plano de Ação 2008 e os cinco grandes projetos que já estão em andamento. O primeiro é o Sistema de Excelência em Gestão Sindical - SEGS - que visa melhorar o atendimento aos associados do Sindicato. Em 2008 o Sindilojas aderiu à segunda fase do projeto. Outra ação é a que visa a gestão pela qualidade, através das parcerias com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e Sebrae. Com o PGQP uma turma já concluiu a primeira etapa, devendo iniciar em breve a segunda, e já está se formando uma segunda turma que deverá iniciar a formação no mês de junho. Com o Sebrae está sendo capacitado um grupo de 18 empresas em um projeto que terá a duração de três anos.
Outro projeto do Plano de Ação 2008 diz respeito à formação de lideranças, onde são trabalhados diretores e delegados regionais para que conheçam o Sistema Fecomércio e os resultados que podem obter estando ao seu lado. O Crédito Garantido Equifax também é outro projeto que se constitui em uma ferramenta para atender aos associados, que visa a proteção de crédito a um custo baixo. Segundo o presidente do Sindilojas, Francisco José Franceschi, o Equifax é a segunda maior empresa de informação de crédito do Brasil. O quinto projeto é o de Pórticos e Estradas, vinculado à Amau, que faz com que o Sindilojas mantenha contatos permanentes com os governos Estadual e Federal. Com os municípios, o que se busca é que eles façam a indicação da via principal, distâncias, pontos turísticos e informações importantes para quem visita a cidade. Franceschi ressaltou que em Erechim está sendo promovido um concurso de Pórticos para as três entradas do município.
Sobre o Núcleo Cooperativa de Crédito, Franceschi ressaltou que a iniciativa está dando certo e solicitou uma avaliação sobre o serviço prestado para cada um dos presentes à reunião. Outra preocupação do Sindilojas é quanto à Convenção Coletiva de Trabalho dos municípios inorganizados - não é o caso de Erechim e os municípios da região de Getúlio Vargas -, que vai definir o novo piso salarial dos comerciários, com relação ao novo Piso Regional do RS - R$ R$ 499,40 para empregados do comércio em geral -, o que poderá fazer com que os lojistas tenham que remunerar seus funcionários além das suas possibilidades. Quanto ao Simples Gaúcho, as entidades querem que ele volte na íntegra, como era antes da instituição do Simples Nacional.
NÃO À CONVENÇÃO Nº 158 DA OIT
Nos últimos meses vem sendo implantado no Estado o regime da substituição tributária para alguns setores, como colchoaria, perfumaria, cosméticos, entre outros. O Sistema Fecomércio é totalmente favorável ao regime da substituição tributária, pois irá colaborar para a formalidade de diversas empresas gaúchas, principalmente microempresas e empresas de pequeno porte, que atualmente são em torno de 320 mil empresas. Como muitas empresas encontram-se em dificuldades para adimplir com esta obrigação tributária, que atingirá as compras presentes, bem como, o pagamento referente a mercadorias estocadas e que estas mercadorias ainda não circularam, sem gerar faturamento, a Fecomércio está solicitando que a, partir deste momento, em todos os segmentos que forem implantados a substituição tributária, seja concedido parcelamento unificado de 30 meses sobre os estoques, tendo como referência a negociação com o ramo de autopeças.
Já sobre a Convenção nº 158 da OIT - Organização Internacional do Trabalho -, que cria regras que as empresas devem cumprir para demitir um trabalhador sem justa causa, o Sistema Fecomércio se manifesta totalmente contrário. Entre os argumentos estão que dos 181 países pertencentes à OIT, apenas 34 ratificaram a Convenção 158, que inibe a demissão imotivada no setor privado. Por exemplo, em Portugal, país que adotou a medida, a taxa de desemprego no país subiu para 8,5% em outubro do ano passado, ficando com a terceira taxa mais elevada entre os 27 países da União Européia, segundo estimativas do Departamento de Estatísticas das Comunidades Européias. De acordo com Franceschi, a Convenção 158 não deverá ser aprovada, entretanto, deverá passar a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.
A reunião de diretoria e diretores regionais do Sindilojas encerrou com um jantar de confraternização.