26/05/2008 - Dia da Liberdade de Impostos será marcado com uma caminhada de conscientização

O Dia da Liberdade de Impostos marca a data de cada ano em que os brasileiros começam a trabalhar para seu próprio bolso. Pois no restante dos dias, o rendimento é direcionado para o pagamento de tributos cobrados nos mais diversos produtos e serviços. Para conscientizar a população do quanto se paga em impostos, o Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas - e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim - CDL - estão convidando empresários e toda a comunidade para participarem da Caminhada da Consciência Tributária a ser realizada nesta terça-feira, dia 27 de maio, na Avenida Maurício Cardoso. A caminhada inicia às 9 horas, na Praça Júlio de Castilhos, e vai percorrer as três quadras da Avenida Maurício Cardoso com distribuição de folders, adesivos e cartazes.
O evento faz parte da campanha "Chega de Tanto Imposto". O principal objetivo é o de criar uma consciência sobre a alta carga tributária na sociedade civil e informar a população de quanto ela paga de impostos sobre cada produto. A mobilização é uma iniciativa da Aclame - Associação da Classe Média -, com apoio do Sistema Fecomércio - RS - , e será realizada nas principais cidades do Estado.

O QUE É IMPOSTO
Imposto é uma quantia paga compulsoriamente por pessoas ou organizações para um determinado governo. No Brasil, os impostos são arrecadados em três esferas: federal, estadual e municipal.
Impostos são cobrados independentemente da atividade estatal, diferentemente das taxas, que são cobradas mediante a prestação de determinado serviço pelo Estado. Por exemplo: a Taxa de Lixo remunera o serviço prestado pelo Município; já o Imposto de Renda é devido por cidadãos e empresas conforme faixas de renda, independentemente de qualquer atividade da União.
O ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - é um imposto brasileiro apurado na esfera estadual, ou seja, é da competência dos governos dos Estados e do Distrito Federal estabelecer as alíquotas e formas de quitação.
Quem paga o ICMS são as pessoas, ao adquirirem produtos e serviços, e as empresas, ao adquirirem bens, insumos e serviços. É da competência das empresas apurar os impostos cobrados dos clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, nas operações de circulação (venda, demonstração, transformação, etc.) de mercadorias ou de prestação de serviços em qualquer ramo de atividade.
Atualmente, o ICMS é o imposto que mais pesa no bolso dos brasileiros. Ele incide em praticamente tudo o que consumimos. Mas o ICMS só é apurado quando o vendedor do produto ou serviço emite a Nota Fiscal. Por isso, a importância de cada consumidor exigir a Nota sempre que consumir. As alíquotas do ICMS variam conforme o tipo de produto ou serviço e também o Estado em questão.
Abaixo apresentamos alguns exemplos de alíquotas:
- alimentos e gêneros de primeira necessidade, alíquotas de 0 a 12%
- bens de consumo, alíquotas de 12 a 19%
- serviços e supérfluos, alíquotas de 20 a 30%
- produtos como cigarros e bebidas alcoólicas, alíquotas de até 60%

FIQUE DE OLHO NOS IMPOSTOS
Veja na tabela abaixo quanto se paga de imposto por produto: