18/10/2010 - Sindicato do Comércio Varejista comemora 50 anos e passa a se denominar Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho

Festa foi marcada por homenagens a fundadores, empresas, diretores, ex-presidentes e entidades parceiras

O Sindicato do Comércio Varejista de Erechim festejou, no sábado, 16, o seu 50º aniversário. A festa foi realizada no Clube do Comércio, na presença de mais de 300 pessoas, entre autoridades, lideranças e empresários da área do comércio varejista de toda a região da área de abrangência do Sindicato. O jantar-baile foi marcado por homenagens a fundadores, ex-presidentes, integrantes de diretorias, empresas que assinaram a lista de presença do 1º Colégio Eleitoral constituído, que teve a incumbência de eleger e dar posse à 2ª diretoria do Sindilojas Erechim, colaboradores, assessores e entidades parceiras.
Um dos momentos marcantes do evento foi o anúncio da troca do nome de Sindilojas Erechim para Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho. Um banner com a nova denominação, contendo um mapa com a área de abrangência do Sindicato foi descerrado pelo presidente Francisco José Franceschi e pelo ex-presidente Ricardo Meneguzzo. Com a ampliação da base territorial para 25 municípios, nada mais justo que o nome do Sindicato do Comércio Varejista de Erechim encerre sua história de 50 anos dando mais um passo e iniciando uma nova etapa em sua vida, com o novo nome.
Outro fato importante da noite foi o lançamento do livro comemorativo aos 50 anos do Sindilojas Erechim - 1960-2010, uma publicação com 84 páginas, que relata a história da Entidade, desde a sua fundação, os fundadores, a primeira diretoria, os presidentes e fatos marcantes desta trajetória de cinco décadas. Uma entrega simbólica foi feita para os fundadores Aldino Toniazzo e Vitório Mosele, representado por seu filho Luiz Mosele, e para o ex-presidente Ricardo Meneguzzo. Ao final do evento, todos os presentes receberam um exemplar da publicação.
Antes do jantar, foi cantado o parabéns a você pelos fundadores e por Francisco Franceschi, foram apagadas as velinhas e feito um brinde por todos os presentes.
AS HOMENAGENS
As homenagens da noite foram divididas em quatro grupos distintos: primeiramente foram homenageados os fundadores do Sindicato; depois as empresas que estavam representadas no primeiro Colégio Eleitoral que elegeu a segunda diretoria do Sindilojas Erechim, os ex-presidentes e os parceiros que estiveram ao seu lado, nesta importante jornada de 50 anos.
Os dois empresários do Sindicato, que assinaram a ata de fundação no dia 14 de outubro de 1960, homenageados foram Aldino Toniazzo e Vitório Mosele, que foi representado por seu filho Luiz Mosele.
Em seguida, foram chamadas as empresas que assinaram a lista de presença do 1º Colégio Eleitoral constituído, que teve a incumbência de eleger e dar posse à 2ª diretoria do Sindilojas Erechim. Receberam homenagem as seguintes empresas, que foram chamadas conforme eram suas razões sociais naquela época: Guilherme Fasolo S/A, Ferragem Erechinense Ltda, Empresa Hugo José Caldart e Cia Ltda., Casa Omega, Reinaldo Soccol e Cia Ltda., Sociedade Técnica de Eletrônica Aplicada Ltda. - a Sotronic -, Tecidos J.R. Meneguzzo Ltda., Theophilo Dlugokenski e União Erechim de Transportes Ltda.
Os ex-presidentes homenageados foram: Jayme Luiz Lago, que assumiu pela primeira vez em 1960 até 1967, e presidiu novamente o Sindicato de 1971 a 1982. Recebeu o Troféu Mérito Sindilojas em seu nome, Eloi João Zanella. O segundo presidente do Sindicato foi Sebastião Alves Teixeira. Sua gestão foi de 1967 a 1968. Recebeu a homenagem Álvaro Teixeira, seu filho. O terceiro presidente foi Elírio Ernestino Toldo, de 1968 a 1971. Quem recebeu o Troféu Mérito Sindilojas foi Elírio Toldo Júnior, seu filho. Ricardo Meneguzzo dirigiu o Sindilojas na gestão 1982 - 1983. Encerrando a galeria de ex-presidentes, foi homenageado José Brisamar Mendes Vasconcellos, que foi presidente de 1983 a 1998. Recebeu a homenagem em seu nome, Mário Zanardo.
Os próximos homenageados foram empresários que deixaram suas marcas no Sindilojas por terem assumido, em diversas gestões, cargos na diretoria executiva. Sempre ativos, engajados, responsáveis. Ao lado dos presidentes souberam conduzir os caminhos do Sindicato até os dias atuais. Receberam o Troféu Mérito Sindilojas Benno Hachmann, Milton Arioli e Rute Poy recebeu por Frederico Ilgo Poy.
Entre os colaboradores homenageados estavam Zilda Tizocco e Sérgio Luiz Correa de Souza. O assessor jurídico Alexandre Lyrio também recebeu a sua homenagem.
Nestas cinco décadas de forte liderança na representação sindical, o Sindilojas não esqueceu as valiosas e importantes parcerias firmadas ao longo do tempo. Receberam o Troféu Mérito Sindilojas a Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, a Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim, a Associação dos Municípios do Alto Uruguai, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim, a Câmara de Vereadores de Erechim, a Prefeitura de Erechim, o PGQP - Programa Gaúcho de Qualidade -, o Sicredi Norte RS/SC e a URI - Campus de Erechim.

18.10.10