29/04/2008 - Franceschi deixa o cargo de presidente do Comude

Assembléia de prestação de contas da gestão de Francisco José Franceschi

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas -, Francisco José Franceschi, deixou a presidência no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico - Comude -, na última sexta-feira, 25. Ele comandou a entidade por duas gestões. A Assembléia Geral da Entidade foi marcada pela prestação de contas da diretoria que estava deixando o cargo, eleição do novo Conselho de Representantes e eleição e posse da nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselheiro. O novo presidente é Luiz Fernando Opitz, representante de Associação de Amparo à Maternidade e Infância - Assami.
A Assembléia iniciou com um breve relato da última gestão à frente do Comude, da atual diretoria, feita pelo presidente Francisco José Franceschi. Ele destacou o trabalho desenvolvido à frente da Consulta Popular, juntamente com o Credenor, enaltecendo os valores conseguidos para Erechim e Região e a mobilização realizada com a comunidade. Ressaltou como a grande obra do Comude a Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, sendo que o Conselho encampou a idéia que se buscasse o desenvolvimento sustentável para todos os municípios da região. Segundo ele, este foi o grande desafio da Entidade.
Outro ponto destacado foi a sede onde hoje funciona o Comude e a AD Alto Uruguai, que já está a disposição da nova diretoria de forma gratuita. Franceschi salientou a representatividade do Conselho dentro do Corede Norte, na Comissão Municipal de Emprego, na Comissão Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural e o trabalho desenvolvido para a normatização da venda de óculos de grau e de sol realizada com o apoio do Conselho Municipal de Saúde. As Rotas Turísticas da região que foram encaminhadas para integrarem o site da Secretaria Estadual de Turismo que, segundo ele, estão em fase de análise para posterior inclusão na Internet. Além de impulsionador da AD Alto Uruguai, Franceschi também destacou o incentivo dado para a formulação da Agenda 2018, ou seja, o Planejamento Estratégico do município de Erechim. "O Comude, de fato, colaborou com toda a construção deste Plano Estratégico de desenvolvimento de Erechim", sentenciou.
Franceschi agradeceu as diretorias que o acompanharam nestas duas gestões à frente do Conselho, o apoio da Prefeitura Municipal, especialmente na logística quando da realização das Consultas Populares e a cada um dos representantes das entidades que integraram o Conselho de Representantes.
Após a aprovação do relatório de atividades, foi conduzida a aprovação dos novos integrantes do Conselho de Representantes que passou a contar com 46 membros, e realizada a eleição e posse da nova Diretoria Executiva do Comude, Conselho Fiscal e Conselheiro.
A nova diretoria ficou assim constituída: Presidente: Luiz Fernando Opitz (Assami); vice-presidente José Oswaldo Leite Camargo (CEURO), 1ª secretária Vani Scariot (Comdicae), 2º secretário Linor Pedro Klein (Consepro), 1º tesoureiro Romaldo Skzypek (Lions Clube Erechim Centro), 2º tesoureiro Eduardo Meneghatti (Comissão Municipal de Emprego).
O Conselho Fiscal é integrado por Deoclécio Corradi - AD Alto Uruguai, Vanderli Antunes Leandro - Comtram, Francisco José Franceschi - Sindilojas, Henrique Luiz Cervi - CDL, Ademir Peretti - URI - Campus de Erechim. O Conselheiro é Adelino Camilo Dariva - Sirecom.

Assembléia de prestação de contas da gestão de Francisco José Franceschi