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   15/07/2010 - Sair da mesmice é o maior desafio do varejo na atualidade

   
 

 

     

 

  Afirmação foi feita em palestra promovida pelo Sindilojas para associados

Sair da mesmice, ousar, fazer diferente. Esta foi a resposta do consultor Edmour Saiani à pergunta que ele fez ao iniciar a sua palestra na noite do dia 14, no Clube do Comércio: o que mata o varejo? Segundo ele, o mundo mudou e quem muda o mundo todos os dias é o homem e a mulher. Depois da internet tudo pode ser mudado muito rapidamente. A página de rosto de qualquer site na internet muda todo dia. O cliente sabe disso e muda a expectativa todos os dias. E a loja tem que mudar todos os dias. Produto, surpresa no atendimento, cara da loja. Tudo. Para ele, mudança é mais importante que organização. Conforme falou, o varejista pode sair da mesmice na comunicação fora e dentro da loja, nas garantias e promessas, nos produtos, nos serviços e no atendimento. Se o varejista escolher onde ele tem mais vocação para investir vai se destacar.
Edmour Saiani falou para empresários do varejo e convidados do Sindicato do Comércio Varejista de Erechim, em comemoração ao Dia do Comerciante, que transcorre nesta sexta-feira, 16. Segundo o presidente do Sindilojas e vice-presidente da Fecomércio-RS, Francisco José Franceschi, a iniciativa foi um presente da Entidade aos comerciantes de Erechim e Região e, especialmente aos seus associados. O evento contou com a participação do vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Caldas Milano, autoridades e convidados. O tema da palestra foi Tendências Mundiais em Varejo.
Uma dica que o especialista em varejo deu foi com relação ao atendimento que deve ser excelente. "Pelo menos 50% da sua equipe em cada loja tem que ser muito competente, afinal todo o investimento que você faz morre num vendedor que atenda mais ou menos um cliente", alertou. Seguindo o tema de sua palestra, Edmour Saiani detalhou as sete tendências que têm marcado o varejo mundial. "Basicamente, tem que se trabalhar com produto que ninguém tem; observar os aspectos da sustentabilidade e não perder de vista o conhecido aiddu - , cujo significado é atendimento incrivelmente diferente do usual", disse, ao lamentar que o problema maior no varejo é o empreendedor investir em ponto, obra, produto e acaba não investindo na equipe como deveria; o atendimento, de fato, é o que faz o cliente voltar", afirmou Saiani.
Para ele, é preciso foco no cliente, pois não existe mais freguês. O cliente se profissionalizou. Ele é um especialista em busca. Procura melhor do que nunca. No shopping, na internet, na rua, ele nunca compra na primeira vez, ou raramente. "Ele conhece mais a loja do que nós o conhecemos. Então temos que entender quem é o nosso cliente de fato e fazer para ele tudo o que ele mereça", sentenciou.
Dentro das tendências do varejo 2010-2010, o consultor também falou das redes sociais, que já fazem parte da vida das lojas há muito tempo. "Há muito tempo que vendedores conquistam seguidores. Amizade, confiança, muita coisa. Bons vendedores mudam de loja e levam os seus clientes com eles. O que as redes sociais vieram fazer foi ajudar a conhecer e a conquistar clientes por mais meios", falou.
Para dar vida à loja: a-campo-nhamento. Acompanhar o que acontece na loja. "Tem gente que acha que pode se afastar. Engano terrível. Quem resolveu ser varejista sabe como é importante a presença na loja. Seja para entender o cliente, o funcionário que é seu verdadeiro patrimônio, o produto, a vitrine ou para o principal papel do varejista: dar o exemplo de tudo", garantiu.
Ele ainda citou como tendências cultura e liderança - a hora h -; design mutante - a cara da sua loja tem que ser muito impactante, todos os dias -. Para ele, diferente é melhor que bem organizado. E ressaltou: "diferente todo dia". Outra dica importante dada pelo palestrante é tentar se fazer um evento todo dia na loja e exemplificou: uma exposição de lançamento de um fornecedor, um arquiteto fazendo a vitrine de uma loja de móveis.
CAFÉ DA MANHÃ DO VAREJO
Na manhã de ontem, 15, Edmour Saiani foi o palestrante do Café da Manhã do Varejo, promoção conjunta do Sindilojas e da CDL. Para um público formado essencialmente por lojistas, Saiani respondeu perguntas, deu dicas e mostrou as tendências atuais do varejo. Entre os assuntos levantados, Saiani falou sobre cartão de fidelização de clientes, pesquisa de satisfação com os clientes, segmentação, comunicação com equipe de trabalho, vitrine e, mais uma vez, foi enfático ao dizer que cliente quer na loja um produto novo todo dia, ou seja, nada de mesmice.

15.07.10


 
   
 

 

 
     

 

 
 

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