09/08/2012 - Palestra aborda a importância da estrutura

"Tudo que precisamos e queremos depende de nossa estrutura emocional. Retroceder nunca, desistir nem pensar, porque o não e o sim são companheiros de todo mundo." Essa foi uma das afirmações de Ramão da Costa Chagas, que ministrou uma palestra motivacional na última terça-feira, 7, no Centro Cultural 25 de Julho. O tema foi 'Como realizar seus sonhos', mesmo título de seu décimo livro, que foi lançado no evento. A promoção contou com o apoio do Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho.
Chagas também destacou a importância da disciplina para que as pessoas atinjam seus objetivos. "A vontade vem e vai, mas somente a disciplina é maior que a vontade. Ela fortalece a perseverança das pessoas. São as pessoas disciplinadas que realizam e são sempre responsáveis com aquilo que estão projetando. Quando você diz eu quero, não negligencie suas palavras." O palestrante ainda falou aos participantes da importância de ter pensamento positivo, da crença, de determinação e de ter autoestima. Conforme ele, quem possui essas características suporta mais as críticas negativas. "Em vez de dizerem obstáculos, dizem que é mais uma etapa da vida."
Ramão da Costa Chagas também abordou temas como o sucesso, as metas, a prosperidade e o equilíbrio emocional, que é necessário para a realização do que se deseja. Observou fatores que são essenciais, como a qualificação profissional, cultura, relacionamentos qualitativos e a realização de reciclagens constantes. Segundo ele, todos são fontes de energia. "O sucesso é a capacidade produtiva. Temos que pensar no aqui e agora. O futuro depende de um presente bem trabalhado." De acordo com o palestrante, entre os passos para a realização, estão ações como pensar, querer, sentir, expressar, decidir e agir.
Para o empresário e escritor, as coisas só acontecem nas nossas vidas quanto nós as criamos. "Quando você quiser fazer algo importante, terá que enfrentar todos os empecilhos que fazem parte da caminhada. Nada é tão difícil que não possa ser conquistado, e nada é tão simples que não precise esforço algum". Para ele, sonhos e metas são coisas sérias. "Quando você perde algo depois de algumas tentativas, você ganhou em experiência. Quem nunca tenta, nem experiência ruim consegue" afirmou. Como mensagem final deixou uma reflexão para as pessoas sobre o que a vida dá a cada um e aconselhou: "Antes de ser bonzinho com todos, seja bonzinho com você primeiro. É a lei. Você percebeu que a vida lhe dá opções? Mas ela só lhe dá isso, mais nada, o resto deve ser uma atitude sua", finalizou.