07/08/2012 - Inmetro esclarece dúvidas de comerciantes

O Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho e a CDL Erechim promoveram, na manhã desta terça-feira, 7 de agosto, mais um Café do Varejo com uma palestra esclarecedora sobre o Inmetro, com a Gerente do Setor de Fiscalização da Qualidade do Inmetro, Janara Maria Veiga Silva. Durante mais de uma hora, Janara falou sobre "Produtos Regulamentados e com a Conformidade Avaliada", destacando as responsabilidades comerciantes na venda de produtos industrializados e não certificados pela entidade. Esta edição do Café do varejo contou com o apoio do Conselho Regional dos Contabilistas - Delegacia de Erechim, Associação dos Contabilistas e Sindicato dos Técnicos e Contadores de Erechim e contou com a presença do presidente do Sindilojas, Francisco José Franceschi, do presidente da CDL Erechim Zílio Sartori, e dirigentes das entidades apoiadoras.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo.
Janara Maria Veiga Silva trabalha no Inmetro há 28 anos e há 21 anos atua como fiscal. Segundo ela, esta conversa com os comerciantes teve como objetivo promover uma aproximação entre o Inmetro e o comércio. Ao falar sobre a importância da avaliação da conformidade destacou que há produtos certificados compulsoriamente e produtos certificados voluntariamente, sendo estes em número maior que os obrigatórios. A palestrante, que é economista, explicou sobre os selos de avaliação de conformidade que têm como objetivo comprovar a eficiência e a segurança de determinado produto, mesmo com uso abusivo. Como exemplo, citou os brinquedos, materiais elétricos como tomadas, plugs e interruptores, fios e cabos flexíveis, inclusive produtos têxteis. Ela explicou que por trás de uma certificação existe um processo intenso de controle e ensaios que verificam principalmente a segurança do produto para o consumidor.
De acordo com Janara, a fiscalização do Inmetro tem como principal meta proteger o mercado e o consumidor. Aconselhou aos lojistas adquirirem somente produtos certificados e exigir isso de seus fornecedores. E alertou: "a nota fiscal deve trazer a descrição do produto, pois, do contrário, o comerciante será o responsável na hora de uma fiscalização encontrar produtos não certificados em sua loja". Ao final, aproveitou para colocar o órgão federal à disposição dos comerciantes para esclarecimentos, através do Sindilojas AUG, de outras dúvidas sobre o tema