16/07/2012 - Palestra destaca disciplina e meta para ter sucesso

Para marcar a passagem de mais um Dia do Comerciante, comemorado no dia 16 de julho, o Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho reuniu seus associados em um jantar e os presenteou com a palestra "As empresas e os consumidores no cenário de mudanças", do renomado conferencista Ramão da Costa Chagas. O evento foi realizado na sexta-feira, 13, à noite, no Salão Principal do Clube do Comércio.
A comemoração iniciou com as boas-vindas do vice-presidente do Sindicato, Mário Zanardo, que lembrou que esta é uma data das mais antigas, criada no tempo do Império, para comemorar a luta diária de homens e mulheres atrás de um balcão buscando certificar o futuro de suas famílias. "E é por esses empreendedores atuarem como verdadeiros batalhadores, que o Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho parabeniza todos os comerciantes, pois, mesmo que a caminhada apresente muitos obstáculos, eles ainda buscam oportunidades de crescimento", destacou Zanardo.
Com mais de uma hora de apresentação, o empresário Ramão Chagas falou sobre os cenários de mudanças que vivemos hoje e motivação e lembrou que todos precisam ter metas para serem vencedores. Ele iniciou sua palestra afirmando que a melhor coisa que uma pessoa precisa é Disciplina. "Para ter sucesso tem que ter disciplina e esta tem que ser maior que a vontade", destacou. O palestrante também falou da importância das pessoas para gerar a sustentabilidade das empresas. Hoje, segundo ele, a primeira coisa que os consumidores compram ao entrar em uma loja é o grau de afetividade do vendedor. E enalteceu: "as pessoas têm que gostar do que fazem".
Ramão Chagas também alertou aos presentes da necessidade de as empresas promoverem a reciclagem de seus recursos humanos. Conforme explicou, temos um apagão na mão de obra qualificada, "atualmente o capital humano está com pouca qualificação", esclareceu. E, mais uma vez aconselhou: "cerquem-se sempre dos melhores, porque eles não dão trabalho. Pessoas medíocres fazem uma empresa medíocre". Continuando, o palestrante defendeu que as pessoas não trabalham somente por dinheiro, mas, principalmente, pelo reconhecimento. Disse que as empresas precisam de generalistas, que façam o que é necessário fazer, na hora que é preciso.
Na sua avaliação, as empresas precisam de gente com disciplina. Para ele, disciplina é um estado de espírito, a arma do guerreiro, que significa ter perseverança, autoestima, coragem, determinação e, ainda, um pensamento focado em um objetivo verdadeiro. Ao destacar que é preciso ter metas, acrescentou: "se você não valoriza, elas não existem". Segundo ele, as pessoas precisam ter ambição, lembrando para que elas estejam motivadas e tenham atitude, tanto na vida pessoal como profissional. Ressaltou a importância das mudanças, principalmente na forma de pensar e falar, pois acredita que a busca da felicidade é feita através da consciência.