20/03/2012 - Curso de Vitrinismo com italiano Massimo Timpani iniciou com mais de 30 inscritos

Capacitação é uma promoção do Sindilojas AUG, CDL Erechim e Circolo Veronesi di Erechim

Teve início na última segunda-feira, 19, o Curso de Vitrinismo com o artista italiano Massimo Timpani, profissional de larga experiência internacional, que está pela primeira vez no Brasil. A capacitação para lojistas, gerentes e vendedores é uma promoção do Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho, CDL Erechim, da empresa de comunicação Superativa | Orby e do Circolo Veronesi di Erechim e se desenvolve até o dia 27 de março, com aulas todas as noites. A aula inaugural foi no Auditório do Sindilojas AUG e as outras serão práticas em empresas que participam do curso. Estão inscritas 32 pessoas, entre lojistas de oito empresas de Erechim e Gaurama, estudantes e interessados no assunto.
A solenidade de abertura do curso, contou com a presença do presidente do Sindilojas AUG Francisco José Franceschi, da diretora da CDL Erechim Lindanir Canelo, do presidente do Circolo Veronesi di Erechim e diretor da Superativa | Orby Péricles Puccini Jr e de integrantes da diretoria das entidades promotoras. O curso tem, ainda, como apoiadores: GlobalVen/Progetto VenMer, Unioncamere Veneto, Cammara di Commercio Italiana - Rio Grande do Sul, La Piave FAINORS e demais associações venetas de Erechim.
Em sua manifestação, Francisco José Franceschi falou que há muito tempo o Sindilojas queria proporcionar esta formação para os empresários do comércio de Erechim e Região, mas somente agora isso se concretizava. Desejou que todos aproveitem ao máximo os ensinamentos do artista italiano. Lindanir Canelo destacou a importância deste curso para os lojistas, lembrando que todos os anos, no Natal, a CDL faz a escolha da melhor vitrine do comércio, e Péricles Puccini destacou que a arte de Massimo Timpani em criar e montar uma vitrine é algo inédito e extremamente prático, desconstruindo toda ideia pré-concebida que se tenha de como fazer uma vitrine.
No conteúdo programático do curso estão os motivos para se embelezar as vitrines, quais as vantagens de fazer uma vitrine, a divisão dos espaços da vitrine, como se dividem os produtos - mercadorias quentes e frias -, a ambientação, a mensagem, o manequim, o ponto focal, técnicas de iluminação e revestimento. O curso de vitrinismo tem como objetivo fornecer aos participantes elementos base para decorar suas vitrines de maneira a incrementar as vendas utilizando materiais fáceis de encontrar na região, de baixo custo, mas com alto impacto visual. No curso serão abordadas as técnicas gerais de decoração de vitrine e a teoria que servirá de base para escolher a melhor composição dos elementos, além de exercícios práticos nas lojas.

QUEM É MASSIMO TIMPANI
O Maestro d`Arte Massimo Timpani é italiano de Vicenza, membro da entidade internacional U.D.O. (Union Display Organization) e da Associazione Nazionale Vetrinisti d´Italia. Timpani, além dos cursos, desenvolve diversos trabalhos de vitrinismo, projetos visuais para stands em feiras, iluminação para espetáculos teatrais e filmes na Europa, Estados Unidos e Canadá. Possui um studio em Vicenza (Officina Creativa) que trabalha com jobs de visual merchandising. Massimo Timpani colabora com diversos arquitetos e designers, entre eles, Ettore Sottsass, Cleto Munari, Mario Botta, Gae Aulenti, Alessandro Mendini, David Palterer, Matteo Thun, Paolo Portoghesi e muitos outros que oportunizam a Timpani, desenvolver projetos de mostras e manifestações artístisticas em vários museus ao redor do mundo: Museum of Modern Art de San Francisco, o Museum Accent of Design de Montreal e o Design Exchange de Toronto. Massimo Timpani desenvolve a ambientação de outros espaços como bares, discotecas, festas privadas e eventos públicos. Colabora com a produção de filmes como Casanova da Walt Disney, The Fakir da Phat Phish Films, Sangue pazzo della BiBi Film TV. Executa serviços para concertos com equipamento próprio acompanhado por competentes técnicos de áudio e iluminação. Projeta, constroi e renova stands para feiras como as renomadas Vicenza Oro Winter-Spring-Autumn, Macef di Milano, Firenze Pitti e Arezzo Oro.

20.03.12