Nova pagina 1
Nova pagina 1
  
  28/11/2011 - Campanha de Sustentabilidade da Fecomércio-RS arrecada 14,5 toneladas de equipamentos na Região
 


Em todo o Estado foram 549 toneladas de lixo eletrônico

A meta era de 100 toneladas, mas, o Sistema Fecomércio-RS arrecadou 549 toneladas de equipamentos de informática e telefonia pós-consumo em todo o Rio Grande do Sul. O recolhimento de celulares também superou a meta inicial, que era de 20 mil, arrecadando 37 mil aparelhos. A ação faz parte da Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e Telefonia Pós-Consumo, promovida pelo Conselho de Sustentabilidade, iniciada em agosto deste ano e que tinha como objetivo retirar do meio ambiente e desmanufaturar itens como celulares, baterias, telefones de mesa, cabos, computadores e seus componentes. Na Região do Alto Uruguai foram arrecadadas 14,5 toneladas de equipamentos.
Os dados foram apresentados durante evento na sede da Fecomércio-RS, na quinta-feira, dia 24, pelo vice-presidente da entidade Joarez Miguel Venço, coordenador do Conselho de Sustentabilidade. Venço falou sobre a importância da atuação sistêmica na realização da campanha que contou com o empenho e estrutura de todas as unidades de Sesc, Senac e sindicatos filiados. O coordenador também ressaltou que o apoio das prefeituras, a logística implantada pela empresa Trade Recycle (apoiadora do projeto) e o trabalho de voluntários foram pontos importantes na superação das metas. "A causa e o comprometimento de todo o Sistema e dos voluntários fez a diferença nesta ação. Se não fosse o engajamento dos 134 municípios participantes essa campanha seria inviável", afirmou.
O presidente do Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho e vice-presidente da Fecomércio-RS, Francisco José Franceschi, afirmou que as 14,5 toneladas de equipamentos arrecadadas na Região também ultrapassaram as expectativas dos organizadores da campanha. Segundo ele, isto foi resultado da parceria entre entidades, poder público e comunidade. Por este motivo, Franceschi manifesta o seu agradecimento a todos os parceiros, em especial às prefeituras que aderiram à Campanha, à Prefeitura de Erechim, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que disponibilizou espaço para o armazenamento dos equipamentos, ao Sesc, ao Senac e a todas as pessoas que fizeram sua doação. "Todos foram responsáveis por este sucesso, que evitou que todo este material fosse depositado no meio ambiente, sem nenhum tipo de cuidado", destacou Franceschi.

28.11.11

Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho 2006 - Todos os direitos reservados