05/10/2011 - Sindilojas e AD Alto Uruguai comemoram anúncio da recuperação de ferrovias gaúchas

ALL apresenta cronograma e recuperação dos ramais ferroviários inativos

O presidente do Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho e presidente da AD Alto Uruguai, Francisco José Franceschi, recebeu comunicado da Fecomércio-RS que a América Latina Logística S/A (ALL) anunciou um cronograma de recuperação dos ramais ferroviários inativos no Estado. Segundo a informação repassada pelo coordenador do Conselho de Comércio Exterior da Fecomércio-RS, o vice-presidente da entidade Arno Gleisner, mesmo considerando que uma ou outra data seja insatisfatória e mereça negociação adicional, a Fecomércio considera muito boa a nova disposição da concessionária. Sem esquecer a importante contribuição de outros movimentos, para que isso acontecesse foi essencial a nova regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com forte suporte da ANUT e o apoio da Fecomércio-RS.
De acordo com Franceschi, a Fecomércio-RS tem clara noção da importância da reativação destes trechos e a recuperação da malha ferroviária no Estado, principalmente para os municípios do interior. O Plano para recuperação da malha ferroviária abandonada no Estado foi apresentado pela ALL na Audiência Pública realizada na Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, no último dia 29 de setembro, que teve como objetivo debater a situação das concessões de transporte ferroviário no Estado do Rio Grande do Sul e a implementação da Ferrosul, uma sociedade entre o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, que terá como atribuições a prestação de serviços de transporte ferroviário, o planejamento, a construção, a operação, a administração e a exploração comercial de vias ferroviárias e de sistemas logísticos dos quatro estados. Segundo Franceschi, a proposta da ALL mostra a definição de uma questão importante: a ALL vai recuperar toda a malha que lhe foi concedida, isto é, nenhum trecho será devolvido ao Governo Federal.

Confira o cronograma:
Santo Ângelo - Santa Rosa, em outubro de 2011