05/10/2011 - AMAU, AD Alto Uruguai, Credenor e ACCIE preparam evento de compromisso com o desenvolvimento da Região

Governos Estadual e Federal, deputados estaduais e federais mais votados,
e os três senadores gaúchos serão convidados para participar

Uma iniciativa inédita está sendo liderada pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai - AMAU -, Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Credenor e Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim - ACCIE -. Juntas, estas entidades estão promovendo um evento de estreitamento de relações e compromisso com o Alto Uruguai Gaúcho, que será realizado no dia 25 de novembro, no Polo de Cultura. O objetivo é reunir governos estadual e federal, os 15 deputados estaduais e os 10 deputados federais mais votados na Região, além dos três senadores gaúchos, e fazê-los assumir um compromisso com o desenvolvimento da Região.
Durante o evento, será apresentado aos presentes um rol de demandas socioeconômicas prioritárias que estão presentes no Planejamento Estratégico da Região, com vistas a melhorar a qualidade de vida da comunidade e promover o desenvolvimento econômico e social. São ações estratégicas que necessitam do apoio dos políticos para que aconteçam.
Para isso, o presidente da AMAU, Gilberto Tonello, foi a Brasília, nesta quarta-feira, 5, participar de uma reunião sobre a pavimentação da BR 153 e com a Bancada Gaúcho. Ele está levando em mãos os convites, que estão acompanhados do documento "Demanda socioeconômicas do Alto Uruguai Gaúcho", que foi elaborado pelos 32 municípios da região, através de suas lideranças e entidades, engajadas num processo de integração para o desenvolvimento regional. Este documento foi entregue para diversos candidatos que participaram da Eleição de 2010 e estiveram na região buscando votos. Na oportunidade os candidatos foram convidados a validarem o documento, bem como subscreverem as propostas e darem o seu apoio.
No documento estão elencadas as áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social da Região, que precisam ser trabalhados de forma urgente e prioritária. São elas: infraestrutura, incluindo transporte rodoviário e ferroviário; energia e comunicação; desenvolvimento tecnológico e inovação, através de parques tecnológicos; econômica, priorizando as cadeias produtivas definidas no Planejamento Estratégico do Alto Uruguai Gaúcho; estruturação de um sistema integrado de saúde; questões tributárias; qualificação técnica para o capital social e segurança pública. Junto com o material entregue pelo presidente da AMAU, também está e do livro do Planejamento Estratégico do Alto Uruguai Gaúcho.
O evento do dia 25 de novembro ainda contará com a presença de todos os prefeitos e vice-prefeitos dos 32 município do Alto Uruguai, além de vereadores, lideranças, entidades diversas e imprensa.

05.10.11