09/09/2011 - Entidades de classe convidam para manifestação contra o excesso de imposto que se p no país

Impostômetro deve chegar a R$ 1 trilhão no próximo dia 13 de setembro

O Impostômetro, ferramenta que registra quanto o brasileiro paga de imposto aos governos federal, estadual e municipal, deve atingir a marca de R$ 1 trilhão na próxima terça-feira, dia 13 de setembro, por volta das 11h20min. Por este motivo, a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim - ACCIE -, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim - CDL -, o Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho, o Sindivest - Sindicato das Indústrias do Vestuário do Alto Uruguai -, o Sindicato Rural de Erechim, a Rede Metal Mecânica, a OAB, a Associação de Micro e Pequenas Empresas doNorte do RS, aliados à Federasul e às Associações Comerciais e Industriais de todo o Estado, convidam empresários e população em geral para uma manifestação contra o excesso de imposto que se paga no país.
O ato consiste em uma carreata, que sai do Colosso da Lagoa, e uma caminhada saindo dos altos da Maurício Cardoso e da Praça Jayme Lago, que culminarão na Praça da Bandeira, com um ato público, contra a excessiva carga tributária que é imposta às empresas e à população. O movimento ainda será marcado com um Apitaço, também uma forma de se manifestar por uma tributação justa e eficiente. O início da atividade está marcado para as 10 horas e o encontro na Praça da Bandeira às 11h.
A ação faz parte do Movimento Hora de Agir, que nasceu da indignação com o excesso de impostos. Trata-se de uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo e da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) que surgiu num momento oportuno e alarmante: a virada do Impostômetro para 1 trilhão de reais. O objetivo do movimento é engajar pessoas de todas as camadas da sociedade e conscientizar cada uma delas sobre a gravidade deste problema. Mais que isso: queremos que cada brasileiro faça a diferença.
Até pouco tempo, a maioria da população acreditava que estava livre dos impostos, ou que pagava, no máximo, o Imposto de Renda, o IPVA ou o IPTU. Felizmente, pouco a pouco esta realidade começa a mudar. "Todo cidadão, até mesmo aquele que atua na economia informal, paga impostos e é, portanto, um contribuinte e que ser informado, de maneira transparente, sobre o quanto paga de impostos é um direito previsto na Constituição", afirma o presidente do Conselho Deliberativo da ACCIE, Deoclécio Corradi. De acordo com o presidente da ACCIE, Mario Luiz Cavaletti, são os impostos pagos pelo cidadão que mantêm os gastos do Estado e que custeiam os serviços públicos. "O dinheiro arrecadado deveria gerar serviços públicos de qualidade em áreas como saúde, educação, transportes, segurança", falou.
Por isso, a ACCIE, CDL, Sindilojas AUG e Sindivest conclamam a todos os empresários e população para esta manifestação na próxima terça-feira, a partir das 10h. Informações sobre como pode ser a participação podem ser obtidas junto à ACCIE, pelo fone: 54 3522-1907.

09.09.11