Nova pagina 1
Nova pagina 1
  
 
   02/08/2011 - Fecomércio-RS e Sindilojas AUG lançam Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e de Telefonia

   
 

 

     

 

  Evento será nesta quarta-feira, 3, às 9 horas, no Auditório do Sesc Erechim

Ciente do compromisso que o setor terciário tem nas questões de sustentabilidade, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e o Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho promovem, nesta quarta-feira, dia 3 de agosto, o lançamento oficial da Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e Telefonia Pós-Consumo. O evento será realizado no Auditório do Sesc Erechim, a partir das 9h. A iniciativa visas retirar do meio ambiente celulares, baterias, telefones de mesa, cabos, PCs, monitores, teclados, placas de rede, placas-mãe, placas de vídeo, placas de som, decodificadores, copiadoras, entre outros, dando a destinação correta para os itens. A meta é de que 100 toneladas de resíduos e 20 mil celulares e baterias sejam retirados do meio ambiente. A campanha acontecerá, simultaneamente, em âmbito estadual.
O período de recolhimento em Erechim será de 4 a 20 de agosto de 2011. De acordo com o vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho, Francisco José Franceschi, os objetos descartados serão reciclados conforme sua composição. "Queremos colaborar na luta contra um desastre ambiental, mostrando caminhos para grandes soluções que contribuam com a qualidade de vida e preservação do meio ambiente", disse.
Os objetivos da campanha são: Contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305 art. 12); Mobilizar o setor terciário e conscientizar cidadãos e empresas sobre a importância da destinação correta de equipamentos eletrônicos; Contribuir para a instalação de empresas de triagem e desmanufatura; Fortalecer o Sistema Fecomércio na prática da Sustentabilidade; Esta Campanha tornar-se uma causa em prol da preservação das futuras gerações.
DANOS À SAÚDE
Os principais danos à saúde causados pelo descarte deste lixo eletrônico de forma inadequada são os provocados pelos seus componentes como: Chumbo (ataca o sistema nervoso), Mercúrio (danos cerebrais e ao fígado), Cádmio (envelhecimento, danos aos ossos, rins e pulmões), Arsênico (doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão) e Belírio (câncer de pulmão).
COMO FUNCIONA
Estima-se que, no Brasil, a produção anual de computadores gire em torno de 15 milhões de unidades e mais de 200 milhões de celulares. Esse volume torna-se resíduo eletrônico devido à obsolescência e ao rápido avanço da tecnologia. Os componentes desses equipamentos contêm metais pesados que são considerados altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
É para minimizar esses impactos, que o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está lançando a Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e Telefonia Pós-consumo, que não terá custo nenhum para a comunidade, porém o resíduo descartado deverá ser somente o eletrônico de informática e de telefonia. No momento do descarte será entregue um termo de doação a pessoa física. O local do descarte dos equipamentos será anunciado no momento do lançamento da Campanha.

02.08.11
 
   
 

 

 
     

 

 
 

Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho 2006 - Todos os direitos reservados