24/10/2007 - Sindilojas apresenta suas novas instalações e lança novo produto

Equifax vai possibilitar aos comerciantes fazer consultas mais baratas

O Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas - realizou no final da tarde de terça-feira, 23, a reinauguração da sede e o lançamento do seu mais novo produto: o Equifax, a mais completa ferramenta para análise e informação de crédito para empresas de todos os portes. O evento, que contou com a presença do prefeito de Erechim, Eloi Zanella, e lideranças empresariais e sindicais de toda a região, também marcou a passagem dos 47 anos de fundação do Sindicato, ocorrida no dia 14 de outubro, prestou homenagem a ex-presidentes e, ainda, lançou o Informativo Sindilojas, um novo canal de comunicação com os seus associados visando interagir com todos os que têm razões para agir em defesa da classe dos comerciantes.
O evento iniciou com a apresentação das novas instalações físicas do Sindicato, que foram totalmente reformadas e receberam móveis e equipamentos novos. Também foi apresentado o conjunto de salas onde hoje está instalada a Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, que está sendo disponibilizado gratuitamente pelo Sindilojas para a sede da Entidade. Em seguida, o presidente Francisco José Franceschi falou sobre os objetivos do evento, conduzindo toda a solenidade. Para marcar os 47 anos, Fransceschi leu a ata de fundação, foi lido o histórico da Entidade pelo ex-presidente Elírio Toldo e os objetivos estatutários e a ata de fundação pelo ex-presidente Ricardo Meneguzzo.
Em seguida, Franceschi destacou as parcerias mantidas pelo Sindicato, entre elas a com a AD-Alto Uruguai, lembrando que a idéia da criação desta entidade nasceu de uma reunião com lideranças regionais em Severiano de Almeida. Falou da consolidação da Agência e de sua importante participação na formulação do Planejamento Estratégico regional. Franceschi também enalteceu as parcerias com a CDL e o PGQP, comentando que a primeira turma do Programa de Qualidade do Comércio já iniciou e que os associados do Sindilojas estão recebendo um subsídio do 50% do valor. Segundo ele, a proposta do Sindilojas é que todas as empresas associadas façam sua adesão ao Programa. Lembrou da parceria com o Sicredi, que viabiliza a Cooperativa de Crédito do Comércio em todos os 25 municípios da base territorial do Sindicato, informando que esta já conta com 4.515 cooperados tendo um volume de empréstimos superior a R$ 44 milhões. Conforme enalteceu, esta era a parceria que estava faltando para os micro e pequenos empresários alavancarem seus negócios.
Franceschi também apresentou para os presentes o Mapa Estratégico do Sindilojas para o período 2007-2020. Nele estão definidas a Missão, a Visão de Futuro e as principais estratégias que deverão ser adotadas para o alcance de seus objetivos. Segundo ele, a elaboração do Planejamento Estratégico, assim como dos Planos de Ação do Sindicato, são fundamentais para que a Entidade alcance a excelência na gestão de seus processos, assim como possa dar respostas às ansiedades dos seus associados.
O prefeito Eloi Zanella, em seu pronunciamento, elogiou a trajetória do Sindilojas e o resgate feito da história do sindicato, destacando o presidente Francisco José Franceschi como uma liderança forte que atua em diversos conselhos da comunidade, especialmente no Comude. Lembrou que Franceschi teve uma forte participação na formulação da política que estabeleceu a elaboração do Planejamento Estratégico de Erechim que está sendo construído por todos - comunidade, lideranças empresariais e sindicais -.

EQUIFAX
Coube ao secretário Executivo Vilson Rigon apresentar o novo produto que o Sindilojas está disponibilizando para seus associados: a Equifax, que possibilita consultas comerciais mais baratas e com credibilidade. Numa parceria feita entre a Confederação Nacional do Comércio - CNC - e o Sistema Fecomércio-RS, o serviço surgiu com a principal necessidade de baratear o custo das informações e possibilitar que mais comerciantes utilizem o serviço tendo menor margem de risco.
A Equifax é a líder mundial neste sistema e quer aumentar sua inserção no mercado brasileiro. As consultas são todas feitas via on-line. O Sindilojas apenas faz o cadastro das empresas que entram em contato por site com a Equifax para assinatura de um contrato de prestação de serviços. Após, elas receberão uma senha e todo o processo é feito via Internet. As faturas também irão direto para o comerciante, sem a necessidade de burocratizar o sistema. Também não há jóia para aderir ao serviço e nem mensalidade. O comerciante paga somente pela consulta realizada. Não é necessário gastar telefone ou ficar esperando pela informação. A tecnologia é o grande diferencial, já que as informações solicitadas são consultadas em todos os registros on-line do país. A informação é fornecida em menos de 30 segundos e pode ser solicitada durante 24 horas por dia.
Para registrar um devedor o comerciante também terá facilidades. Ele poderá incluir seus clientes que estão negativados no banco de dados da Equifax. Em seguida o sistema emite uma automaticamente uma carta que será enviada para o cliente com a informação e dando 15 dias para ele regularizar o seu débito antes de entrar no sistema nacional.
Como pioneira na administração de informações sobre o comportamento comercial de empresas, a Equifax do Brasil não se limita apenas ao fornecimento de dados de inadimplemento. Seu banco de dados contempla informações como hábitos de pagamento, pontualidade nos pagamentos, maior e média de faturas, volume de crédito acumulado e outros dados que possibilitam a avaliação do perfil de empresas e pessoas físicas e, conseqüentemente, permite tomar decisões de liberar, negar ou estabelecer limites de crédito aos mesmos. Podem ser feitas consultas sobre cheque, consumidor, empresa e, ainda Equifax Decisão.

24.10.07