Nova pagina 1
Nova pagina 1
  
  21/09/2007 - Comércio de Erechim começa a aderir ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade
 


Sindilojas vai subsidiar 50% do valor para seus associados

O comércio de Erechim está começando a aderir ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP - com a finalidade de buscar a excelência e a melhoria contínua na gestão das suas lojas. Seis empresas aceitaram o convite do Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas - que está subsidiando 50% do valor para seus associados. As empresas que estarão iniciando no mês de outubro as atividades e o treinamento são: Bettio Comércio de Móveis Ltda., Bigolin Materiais de Construção Ltda., Marcolin Comércio de Moda Ltda., Kieling Jóias Ltda., Signor Erechim Ltda e Unetral S/A.
Segundo o presidente do Sindilojas, Francisco José Franceschi, o objetivo do Sindicato com o Programa de Qualidade do Comércio é mobilizar as organizações do setor lojista e seus colaboradores para um modelo de gestão pela melhoria contínua, qualidade e maior desempenho, através da implantação do Sistema de Avaliação - 8 Critérios de Excelência, adotado pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP. Conforme explica, o Sistema de Avaliação é uma ferramenta que através dos Critérios de Excelência avalia o modelo de gestão das organizações de qualquer porte, possibilitando um diagnóstico completo e a elaboração de planos de melhorias. Os oito critérios são: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
Franceschi também afirma que este projeto está inserido no que o setorial propôs dentro do Planejamento Estratégico de Erechim para o fortalecimento do comércio. Ele diz que o objetivo é qualificar cada vez mais as empresa, destacando a importância desta qualificação ser realizada em Erechim, dentro das próprias lojas.
BENEFÍCIOS
O presidente do Sindilojas explica que os benefícios para as organizações são muitos. Entre eles estão a implantação de um modelo de gestão adotado pela maioria das empresas do mundo, com objetivo de fazer melhor e se manter no mercado e conhecer ferramentas e metodologias para administrar a empresa. As empresas que aderem ao PGQP também têm a oportunidade de participar do Ciclo de Benchmarking da Qualidade realizado anualmente pelo PGQP Norte, no mês de julho, com reconhecimento às organizações premiadas no Prêmio Qualidade RS e, ainda, participar do Seminário Regional da Qualidade realizado uma vez por ano, em novembro, com diplomação das organizações participantes do Sistema de Avaliação do PGQP.
No mês de outubro, as empresas do comércio que aderiram ao Programa já estarão participando do Treinamento de Avaliadores Internos nos Critérios da Excelência promovido pelo PGQP Norte para que gerentes e funcionários conheçam e aprendam a avaliar a forma como o negócio da empresa é conduzido. Após o treinamento, os participantes, juntamente com uma equipe definida pela empresa, realizam a auto-avaliação. Nesta etapa são identificados os principais pontos fortes e as principais lacunas - pontos fracos - da organização, segundo os oito critérios. A seguir, a equipe elabora uma proposta de Plano de Melhorias para a empresa, que poderá contar com a orientação do PGQP.
O presidente do Sindilojas também informa que no acordo firmado com o PGQP também estão incluídos a elaboração de projetos e planos ou ações gerais para o setor lojista. Como exemplo, Franceschi citou que poderão ser elaborados planos de capacitação para os funcionários dos associados, programa de eventos para desenvolvimento das lideranças do setor, programa de desenvolvimento setorial, além de pesquisa de mercado/satisfação/necessidades do cliente/consumidor do setor.
Franceschi ressalta que a oportunidade de capacitação do empresariado local será gradativa a todos os associados do Sindilojas, sendo que quem tiver interesse deverá fazer sua reserva junto ao Sindicato para as próximas turmas.

21.09.07



Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho 2006 - Todos os direitos reservados