Nova pagina 1
Nova pagina 1
  
  13/07/2007 - Sindilojas destaca importância do Comerciante no desenvolvimento de uma comunidade
 


Comemora-se dia 16 de julho, o dia dos empresários do setor do comércio varejista de bens e serviços

Na próxima segunda-feira, dia 16 de julho, é um dia de reflexão e de homenagem a todos os que são responsáveis pela geração de renda, de emprego e pela qualidade de vida da população. O Dia do Comerciante deve ser comemorado porque não existe desenvolvimento econômico sem a participação dos empresários do setor do comércio de bens e serviços. São eles os principais envolvidos na atividade comercial que, desde cedo, ocupou um lugar importante no desenvolvimento das comunidades.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas -, Francisco José Franceschi, parabeniza, neste dia, todos os comerciantes de Erechim e Região, em nome do Sindilojas e do Sistema Fecomércio/RS e lembra que o varejo é, seguramente, a mais antiga atividade econômica existente na humanidade. Segundo ele, o Dia do Comerciante, comemorado no dia 16 de julho em todo o pais, é uma das mais antigas datas comemorativas do nosso calendário de eventos. Criada no tempo do Império, a data marca a luta diária de homens e mulheres atrás de um balcão para assegurar o futuro de suas famílias e de gerações de comerciantes. Para ele, o dia também serve para enaltecer o trabalho do profissional do comércio, seja nos modestos bares dos bairros mais afastados ou shoppings, seja nas pequenas ou grandes empresas, mostrando a permanente contribuição dessa atividade à expansão econômica do município, da região e do país.
De acordo com Franceschi, o comércio começou com os mascates, batendo de porta em porta, e chegou aos pequenos e médios comerciantes. Nesta trajetória superou dificuldades, abriu caminhos, novas bandeiras, foi semeando o desenvolvimento e implantando novas comunidades. A história do comércio, de acordo com o presidente do Sindilojas, foi marcada pela criatividade humana, pelo fascínio do consumismo e pelas tentativas de atendê-lo.

O DIA DO COMERCIANTE
O Dia do Comerciante foi instituído pela Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, promulgada pelo Congresso Nacional e assinada pelo então presidente do Senado Federal, João Café Filho. Em seu Artigo 1º a Lei diz que "é instituído o Dia do Comerciante, em homenagem ao comércio, que será celebrado anualmente a 16 de julho, sem prejuízo do trabalho normal se recair em dia útil, data do nascimento do Visconde Cayru - José da Silva Lisboa".

13.07.07


Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho 2006 - Todos os direitos reservados