Nova pagina 1
Nova pagina 1
  
  13/04/2007 - Sindilojas recebe Troféu de Excelência em Gestão Sindical
 


O Sindicato do Comércio Varejista de Erechim recebeu o Troféu SEGS - Sistema de Excelência em Gestão Sindical - concedido pela Fecomércio/RS. O troféu, que representa uma certificação de excelência, foi recebido pelo presidente do Sindilojas, Francisco José Franceschi, e pelo secretário executivo, Vilson Rigon, das mãos do presidente da Fecomércio, Flávio Roberto Sabbadini, durante a realização do 12º Fórum de Planejamento do Sistema Fecomércio/RS, no final de março, no Salão de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
De acordo com o presidente do Sindilojas, Francisco José Franceschi, o Sistema de Excelência de Gestão Sindical - SEGS - é um programa de gestão de qualidade implantado através da Fecomércio/RS para todos os seus sindicatos filiados que oportunizou aos sindicatos filiados a adoção de práticas gerenciais de reconhecida excelência e tornar o aprendizado organizacional um processo de crescimento individual e coletivo. A duração da primeira etapa do programa durou 10 meses, entre treinamento, desenvolvimento e avaliação. A carga horária dos treinamentos foi de 40 horas e a avaliação e consultoria mais 40 horas. Foram quatro módulos de capacitação onde foram abordadas quatro grandes áreas: Planejamento Estratégico, Liderança, Abordagem de Processos e Clientes e Mercado. Participaram de todo o processo de preparação para a certificação pelo Sindilojas Erechim o diretor Tadeu Mottin e o secretário executivo Vilson Rigon.
Conforme explica Franceschi, a proposta do SEGS é construir planos de melhoria com base em informações internas e externas. Ele argumenta que as organizações sindicais inserem-se em um contexto social, político e econômico que exige uma gestão cada vez mais profissionalizada, capaz de responder de forma efetiva aos anseios de seus representados e da sociedade como um todo. "Dessa forma, os sindicatos tiveram ao seu alcance uma ferramenta adaptada ao ambiente sindical, que permite diagnosticar, planejar, desenvolver, medir e melhorar cada elemento importante da administração de uma entidade de representação empresarial no que diz respeito à satisfação das partes interessadas e ao cumprimento da missão", esclarece o presidente do Sindilojas.
Entre os objetivos do SEGS estão dotar o processo de gestão do Sindicato de mecanismos eficazes para obtenção de resultados positivos nas dimensões financeiras, humanas e tecnológicas; oportunizar às organizações sindicais o conhecimento compartilhado de práticas gerenciais de sucesso (benchmarking); tornar o aprendizado organizacional um processo de crescimento individual e coletivo; e identificar o estágio em que se encontram as entidades sindicais nos seguintes aspectos: associativismo, representatividade, estrutura diretiva, gestão financeira e produtos e serviços oferecidos. Vilson explica que uma vez realizada a auto-avaliação pelos sindicatos, o resultado é um plano de melhoria a ser executado visando melhorar a gestão. O SEGS também dá acesso aos sindicatos a uma consultoria especializada nos critérios de excelência e sistemas de qualidade com o objetivo de facilitar a implementação das práticas de gestão e orientar e apoiar as ações dos dirigentes e executivos do sindicato. O Sindilojas Erechim já está entrando na segunda fase do SEGS para este ano de 2007.

13.04.07

Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho 2006 - Todos os direitos reservados