Nova pagina 1
Nova pagina 1
  
 
   18/07/2011 - "Tradição não combina com gestão"

   
 

 

     

 

  Declaração foi feita durante jantar-palestra em comemoração ao Dia do Comerciante

Ao falar sobre "Tendências da gestão contemporânea" para mais de 200 empresários do comércio, o Mestre em Administração e Especialista em Marketing, Airton Dória, afirmou que "tradição não combina com gestão". Segundo ele, nem tudo que era feito da mesma forma por muito tempo continuará dando certo. Conforme falou, hoje se vive em um mundo de incertezas e as transformações são muito rápidas. Por isso, na sua avaliação, só serão vencedoras as empresas inovadoras.
A palestra foi realizada na sexta-feira, 16, à noite, no Salão Aristocrático do Clube do Comércio, e foi promovida pelo Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho e Senac Erechim. O evento foi uma homenagem das duas entidades pela passagem do Dia do Comerciante, que transcorreu no dia 16 de julho. Em sua manifestação, o presidente do Sindilojas AUG, Francisco José Franceschi, lembrou que a data comemorativa é uma das mais antigas, criada no tempo do Império, para comemorar a luta diária de homens e mulheres atrás de um balcão buscando certificar o futuro de suas famílias e de gerações de comerciantes. "Esta data deve ser lembrada com muita honra, uma vez que a trajetória do comerciante tem sido árdua na missão de entender o consumidor que está cada vez mais exigente, muitas vezes lutando contra a concorrência desleal e, mesmo assim, enfrenta com garra todas as dificuldades", falou.
Segundo ele, atualmente o comércio exerce forte influência na economia de um país, sendo o fiel da balança para tomadas de decisões dos governos, além de ser considerado o setor que mais gera empregos no país. Por isso, a homenagem do Dia do Comerciante é um reconhecimento da importância daqueles que administram seus estabelecimentos, bem como, os comerciários, que são o elo direto com o consumidor final. "Assim, ao cumprimentarmos os comerciantes de nossa cidade pela passagem de tão importante data, cumprimentamos, também, os nossos companheiros empregados do comércio. Pois, todos estão imbuídos do mesmo ideal, servir cada vez mais com qualidade o público consumidor e dar nossa colaboração para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade e região", finalizou.
MAIOR PATRIMÔNIO DE UMA EMPRESA É O CLIENTE
Para o palestrante, o Brasil se apresenta como um país promissor para investimento. Não faltam empregos, mas há falta de trabalhadores qualificados. Em sua palestra abordou diversos assuntos envolvendo o ambiente concorrencial, ambiente econômico, produtos e serviços, tecnologia e como equacionar faturamento com custos e despesas. De acordo com Airton Dória, hoje a grande preocupação é como fidelizar cliente na era do ficar. Para ele, o maior patrimônio de uma empresa é o cliente. Cada vez os produtos e serviços são mais similares, por isso é preciso conhecer o cliente, que está cada vez mais esperto e quando chega na loja já fez suas pesquisas pela internet. "O cliente não compra especificações de produtos, mas benefícios", sentenciou. Segundo ele, o desafio é lidar com o antagônico e foi além: "a equipe é o espelho da sua liderança", exclamou se dirigindo a todos os comerciantes presentes.
Airton Dória afirmou que hoje o cliente é 3D e o vendedor precisa conhecê-lo em profundidade. Também precisa saber quem serão seus clientes daqui a cinco anos. "As empresas necessitam evoluir se modernizando", opinou, acrescentando que todo o mundo faz as mesmas coisas esperando resultados diferentes. Por isso aconselhou: "crie, inove, reinvente-se, supere seus desafios e acompanhe as tendências. O grande desafio é transformar clientes eventuais em clientes habituais. Segundo ele, isso só se consegue com conhecimento, habilidade, atitude, muita determinação e paixão pelo que se faz.

18.07.11
 
   
 

 

 
     

 

 
 

Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho 2006 - Todos os direitos reservados