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  14/07/2011 - Jantar-palestra comemora o Dia do Comerciante
 


Tendências da gestão contemporânea é o tema da abordagem de especialista

O presidente do Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho, Francisco José Franceschi, e sua diretoria, serão os anfitriões, hoje, 15, à noite, do Jantar-Palestra em comemoração ao Dia do Comerciante, que transcorre nesta sexta-feira, 16 de julho. A palestra será do Mestre em Administração e Negócios, Airton Dória, e tem como tema "Tendências da gestão contemporânea". O início do evento está marcado para as 20h15min e será realizado no Salão Aristocrático do Clube do Comércio.
Esta data - 16 de Julho - foi instituída pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho, em 26 de outubro de 1953. Uma homenagem ao comércio, comemorada no dia em que nasceu o Visconde de Cayru - José da Silva Lisboa. Figura histórica e político baiano, exerceu grande influência junto ao príncipe regente português D. João VI para que fossem abertos os portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, em 1808.
Dos mascates aos pequenos e médios comerciantes, e destes aos grandes conglomerados econômicos, a história do comércio foi marcada pela criatividade humana, pelo fascínio do consumismo e pelas tentativas em atendê-lo. Desta maneira, milhares de pessoas, físicas ou jurídicas, veem-se envolvidas, diariamente, direta ou indiretamente, em transações mercantis.
Entre meados do século XIX e a Primeira Guerra Mundial, a relação comercial entre os países cresceu ainda mais e se intensificou depois da Segunda Grande Guerra. Para se ter uma idéia, o total de dinheiro arrecadado com o comércio no mundo passou de U$ 61 bilhões, em 1950, para U$ 5,61 trilhões, em 1999, de acordo com a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento. Conforme dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o comércio vem crescendo mais que a produção mundial (PIB).
Este crescimento acelerado do comércio tem uma explicação. Ele se deve à diminuição das barreiras alfandegárias e ao desenvolvimento das telecomunicações e dos transportes. O maior acesso da população às novas tecnologias de comunicação, devido ao seu barateamento, permite a pesquisa de mercado e a realização de novos polos de compra e venda. Já no caso da melhoria dos meios de transporte, a construção e o aperfeiçoamento de rodovias, ferrovias, portos marítimos e aeroportos, naturalmente, facilitam o deslocamento de produtos.
AIRTON DÓRIA
Além de Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS, Airton Dória também é pós-graduado em Marketing pela ESPM/SP e em Novos Empreendimentos pelo CEPA/UFRGS; professor da PUCRS na disciplina de Administração de Marketing. Como facilitador e consultor, atua nas áreas de estratégia, planejamento, liderança, negociação, gestão financeira, marketing e vendas. Alguns de seus clientes: TRE/RS, Camnpal, Agrimar, Sultêxtil, Sicredi, Recargas 1001, IRGA, Lojas Colombo, Global Agronegócios, MasterFoods, Banrisul, Correios, Liquigas.
Os interessados em participar do evento podem retirar seu ingresso no Sindicato, ou fazer sua reserva pelo fone 3321-3720. A entrada ao local do evento será somente com ingresso.

14.07.11

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