03/06/2011 - Dúvidas referentes à Substituição Tributária e ICMS são temas de treinamento voltado a contabilistas e empresários

Promoção conjunta é do Sindilojas AUG, Sindicato
dos Contadores e Associação dos Contadores

Visando a qualificação dos escritórios de contabilidade e empresários, o Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, o Sindicato dos Contadores e a Associação dos Contadores, em parceria com a Secretaria da Fazenda - SEFAZ -, estarão oferecendo um treinamento para os escritórios de contabilidade sobre Substituição Tributária e ICMS. A qualificação dos profissionais será realizada no Auditório do Sindilojas, em data a ser definida. Interessados já podem fazer suas inscrições junto ao Sindilojas.
Entre os assuntos do treinamento os principais se referem às dúvidas referentes à Substituição Tributária e ICMS. Entre elas estão como proceder nas notas fiscais de devolução de mercadoria com substituição tributária para dentro e fora do Estado; como calcular o MVA ajustado e em que situações deve ser usado; se empresas de outros Estados que possuem Inscrição Estadual em Porto Alegre ao vender mercadorias para o RS são as únicas responsáveis pelo recolhimento do ICMS Substituição Tributária. Também serão debatidos temas como das mercadorias que estão no Decreto de material de construção e serão usadas para outras finalidades (como material elétrico, autopeças) deve ser recolhida a guia de substituição tributária; quando a descrição do produto for substituição tributária, mas a classificação fiscal não constar no decreto, calcula-se a guia ou não; e se Estados consignatários com o RS precisam destacar o ICMS
Substituição Tributária na nota fiscal.

03.06.11