06/01/2016 - Sindilojas Alto Uruguai e Sindicomerciários fecham acordo para a abertura do comércio em 2016

Documento foi assinado pelos presidentes dos Sindicatos Francisco José Franceschi e Débora Michele Martins Pinto e não prevê abertura das lojas nos domingos. O Sindicato do Comércio Varejista do Alto Uruguai Gaúcho - Sindilojas AUG - e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Erechim - Sindicomerciários - assinaram a Convenção Coletiva de Horário de Trabalho - CCHT - que disciplina o horário especial de abertura do comércio de Erechim para o ano de 2016.
O termo foi assinado pelos presidentes dos Sindicatos, Francisco José Franceschi e Débora Michele Martins Pinto. A vigência da CCHT é de 1º de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016. O acordo não prevê a abertura do comércio nos domingos e em apenas dois sábados ao mês, sendo somente em um sábado nos meses de janeiro e fevereiro.
De acordo com o presidente do Sindilojas Alto Uruguai, Francisco José Franceschi, o horário contempla a vontade dos associados e, também, dos comerciários, conforme declarou a presidente do Sindicomerciários, Débora Martins Pinto. O acordo também estabeleceu que nos meses de janeiro e fevereiro haverá horário especial para as livrarias e papelarias, em razão da volta às aulas e, no mês de setembro, para empresas que comercializam produtos gauchescos, em virtude da Semana Farroupilha, também uma reivindicação dos comerciantes destes dois importantes segmentos do comércio varejista.
HORÁRIO DE 2016
O documento recém-assinado estabelece que os estabelecimentos comerciais representados pelo Sindilojas poderão abrir as suas portas para atendimento ao público no horário das 8h às 17 horas durante o ano de 2016 nos seguintes sábados dos meses:
Janeiro, dia 09;
Fevereiro, dia 13
Março, dias 05, 12 e 26;
Abril, dias 02 e 09;
Maio, dias 07 e 14;
Junho, dias 04 e 11;
Julho, dias 02 e 09;
Agosto, dia 06 e 13;
Setembro, dias 03 e 10;
Outubro, dias 01 e 08;
Novembro, dias 05 e 12.
No mês de dezembro, os dias e horários especiais são os seguintes: a abertura aos sábados à tarde acontecerá nos dias 03,10, 17 e 24 das 8h às 17h. Nos dias 15, 16, 19, 20, 21, 22 e 23 o horário de abertura das lojas será das 8h às 21h. No dia 31 de dezembro (Véspera de Ano Novo), o horário será das 8h às 12h.