10/12/2007 - Sindilojas promove reunião de encerramento e avaliação do ano

Evento encerrou com jantar de confraternização

O Sindicato do Comércio Varejista de Erechim - Sindilojas - reuniu, na última quinta-feira, 6, os diretores regionais para uma avaliação do ano de 2007 e discussão do Plano de Ação para 2008. Na pauta ainda o horário do comércio de Erechim e o aumento de ICMS para o ano que vem. O evento também contou com uma palestra para as esposas dos dirigentes e encerrou com um jantar de confraternização na Cantina Giacomell.
No início dos trabalhos, o presidente do Sindilojas, Francisco José Franceschi, destacou as importantes parcerias na área da qualificação das empresas do comércio e dos comerciantes: uma com o PGQP para o Programa de Qualidade do Comércio, e outra com o Sebrae, através do Projeto Empresas de Referência no Varejo 2008/2010. Segundo ele, um projeto piloto que está sendo desenvolvido somente em três cidades do Estado: Erechim, com 35 empresas, Passo Fundo, com 45, e Carazinho, com 20.
Franceschi comentou o trabalho estratégico desenvolvido pela Fecomércio para evitar o aumento dos impostos pelo Governo do Estado, mas alertou para que todos fiquem atentos porque no ano que vem este assunto deverá voltar para a pauta da Assembléia Legislativa. Ele destacou que as entidades de classe também defendem, assim como a Governadora Yeda Crusius, o Plano de Recuperação do Estado, mas de uma outra forma, com corte de despesas e de algumas empresas do Estado que são inoperantes, e outras ações estratégicas. Segundo ele, o que as entidades querem não é aumentar impostos, mas defendem o aumento da base de contribuintes para ampliar a arrecadação. "Isto para evitar o aumento da inadimplência e cada vez mais empresas entrarem para a informalidade", comentou.
Para a avaliação do ano de 2007, Franceschi solicitou que os diretores respondessem um formulário de auto-avaliação do Sindicato com base em sete itens: Alinhamento Político, Poder - representação e influência, Representatividade na Base, Auto-sustentação, Gestão e Orçamento, Produtos e Serviços e Finanças e Patrimônio.
TUDO EM DIA
O presidente do Sindilojas também apresentou um balanço resumido das finanças do Sindilojas, anunciando as contas em dia e caixa com superávit. Após foram dados alguns minutos para cada dirigente fazer a sua avaliação do Sindicato e dar sugestões para o próximo ano. A grande maioria das manifestações fez menção ao trabalho desenvolvido pelo presidente Franceschi à frente do Sindilojas e seu dinamismo. Também comentaram que a cada gestão vem crescendo a participação do Sindilojas na comunidade e na vida das empresas.
Sobre o Plano de Ação para 2008, Franceschi apresentou 10 projetos estratégicos elencados como prioritários para serem desenvolvidos a curto, médio e longo prazo pelo Sindicato. Segundo ele, estes projetos contemplam os 14 objetivos do Mapa Estratégico que foi construído a partir do levantamento das prioridades definidas pelos próprios diretores.
Franceschi encerrou a reunião informando aos diretores que o Sindilojas concluiu com mérito a indicação dos delegados regionais para o Sistema Fecomércio, agradecendo a indicação e o trabalho dos líderes nos municípios que fizeram com que isso fosse possível de ser concretizado. Conforme falou, o Sindilojas Erechim foi um dos poucos sindicatos do Estado a cumprir e até ultrapassar a meta estabelecida pela Federação.

10.12.07