21/12/2006 - Sindilojas Erechim é contra aumento do tarifaço

Entidade está encabeçando movimento para recolher assinaturas para pressionar deputados a votarem contra a medida

O presidente do Sindilojas Erechim, Francisco José Franceschi, anunciou ontem que está encabeçando um movimento para recolher assinaturas contrárias à prorrogação do chamado tarifaço e ao aumento do ICMS de 17% para 18%, que está sendo proposto pela governadora eleita, Yeda Crusius. Franceschi afirma que o Sindilojas Erechim e a Fecomércio-RS, assim como a sociedade gaúcha, é totalmente contrária ao tarifaço e ao aumento de impostos. "Hoje, nosso Estado possui uma das maiores cargas tributárias do País. Caso este pacote seja aprovado haverá uma oneração de R$ 1,3 bilhão ao ano no bolso do contribuinte e da sociedade gaúcha", argumenta.
Por este motivo, o presidente do Sindilojas está fazendo um chamamento aos empresários e pessoas físicas, que não concordam com o tarifaço e o aumento de impostos, para que assinem o abaixo-assinado. O documento será passado pelas empresas, mas quem quiser se manifestar imediatamente, pode procurar o Sindilojas, assim como as pessoas físicas. Estas listas, que estão sendo distribuídas pelo Estado, serão levadas aos parlamentares estaduais para sensibilizá-los a votarem com a sociedade e contra o tarifaço.
Franceschi explica que manter o tarifaço e aumentar a alíquota básica de ICMS, de 17% para 18%, significa um aumento real de 5,87% nas contas domésticas. Desta forma, sob hipótese alguma a Federação e os Sindilojas de todo o Estado irão aceitar a proposição de onerar a sociedade. Franceschi e esperam que a futura governadora paute sua gestão no plano de governo apresentado durante sua candidatura, seguindo os princípios do Pacto Pelo Rio Grande e da Agenda Estratégica do RS, a que se comprometeu.