A história do Sindilojas Erechim iniciou muito antes de 1960. A Entidade foi constituída a partir da transformação da Associação Profissional do Comércio de Erechim em Sindicato do Comércio Varejista durante uma Assembléia Geral Extraordinária realizada em 14 de outubro de 1960, nas dependências do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico, convocada pelo presidente da Associação, Jayme Luiz Lago, e que contou com a presença de diversos comerciantes da época. Conforme a ata de fundação do Sindilojas, Jayme Lago defendeu a transformação dessa Associação falando sobre os benefícios que um sindicato da categoria traria para o município e ao comércio da cidade. Argumentou, também, que para ter representatividade seria necessário obter o reconhecimento do Ministério do Trabalho, através da Carta Sindical. Jayme Lago acrescentou que a nova entidade estaria vinculada à Federação do Comércio Varejista do Estado.
        Nesta mesma data, ficou definida a base territorial restrita ao município de Erechim e foi eleita a primeira diretoria provisória, com mandato de 30 dias, integrada por Jayme Lago no cargo de presidente; Severino Roman, secretário; Luiz Ermínio Berto, tesoureiro; e para o Conselho Fiscal foram definidos os nomes de Arlindo Alegretti, Otto Eduardo Muller, Adelino Asnod, Avelino Frainer e Vitório Mosele. Essa diretoria ficou encarregada de providenciar a elaboração dos Estatutos Sociais.
        Este resgate da história da Entidade só foi possível graças a muita pesquisa realizada especialmente nos jornais da época - A Voz da Serra -. Até então, o Sindilojas não tinha em seus arquivos o registro da sua história. Neste resgate da história foi encontrada, na edição de 14 de junho de 1960, matéria que fala de uma reunião realizada pela Associação Profissional do Comércio de Erechim, onde é citada a sua diretoria provisória. De acordo com o registro da matéria, neste evento estavam presentes à reunião o presidente da Federação do Comércio Varejista/RS, Plínio Nisenson; o tesoureiro da Federação, Erno Fuck; o diretor do Senar, Rui Zacontegni; o secretário geral da Federação, Venâncio Lacerda; e o vereador Léu Augusto Neuls.
        Na edição do dia 30 de setembro de 1960, do jornal A Voz da Serra, foi publicado o Edital de Convocação para Assembléia Geral Extraordinária da Associação Profissional do Comércio de Erechim para o dia 14 de outubro de 1960, às 20 horas em primeira convocação e às 21 horas em segunda convocação, no CER Atlântico, com a seguinte Ordem do Dia: Deliberação sobre investidura sindical. O edital estava assinado pelo presidente Jayme Luiz Lago.

Os sócios fundadores

A ata de fundação do Sindilojas foi assinada pelos seguintes empresários, no dia 14 de outubro de 1960. Base Territorial: Erechim/RS:

1. Jayme Luiz Lago
2. Severino Roman